Faixa caop ij


O município de Ferreira Gomes participou de mais uma edição do Carnaguariso. A Campanha teve como foco principal conscientizar a população local e brincantes do Carnaguari a preservar a vida e o meio ambiente. O evento contou com a participação de crianças e adolescentes que receberam orientação sobre o combate à violência no trânsito, ao uso de entorpecentes e a conservação de um ambiente limpo e saudável. A idéia é que crianças e adolescentes sejam multiplicadores de informações para os adultos.

O evento é organizado pelo Ministério Público do Estado do Amapá, pela Promotoria de Justiça de Ferreira Gomes, pelo Centro de Apoio da Infância e da Juventude – CAOP-IJ e pela Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, em parceria com a Prefeitura de Ferreira Gomes, empresa Ferreira Gomes Energia S.A. e a Escola Estadual Maria Iraci Tavares. Este ano, a Campanha contou com a colaboração da equipe da Secretaria de Meio Ambiente – SEMA e com a proteção da Polícia Militar.

Em todas as edições, o Carnaguariso aborda os tópicos mais importantes para a época de festa no município, como Juventude Saudável, Natureza Viva, Combate a Violência e Paz no Trânsito, acompanhados de premiações por participação e brincadeiras, como forma de orientação aos jovens.

Já a Caminhada pela Paz levou adolescentes e crianças pelas ruas de Ferreira Gomes, entoando frases como “álcool e direção não se misturam”, “a vida é uma festa, divirta-se, mas sem violência” e “natureza: você é o principal responsável”. Também como parte da conscientização, a caminhada relembrou aos comerciantes sobre a proibição legal de vendas de álcool a menores de idade e orientou sobre o consumo moderado de bebida alcoólica por parte dos adultos. Suzana Araújo, de 14 anos, declarou que participa da Campanha desde a 5ª série porque se interessou em contribuir com a conscientização da comunidade. “Ano que vem eu vou estudar em Macapá, mas vou continuar a participar do Carnaguariso”, comprometeu-se.

“O objetivo da caminhada é diminuir os índices de violência e degradação ambiental durante as festividades do Carnaguari, também estimular a comunidade ferreirense, principalmente os jovens, a adotar práticas ecologicamente corretas e assumir a responsabilidade pela proteção ao meio ambiente”, afirma a assistente social do CAOP-IJ, Iolanda Lima Ribeiro Martins. A estudante da 5ª série da Escola Estadual Maria Iraci Tavares, Glenda Moreira participou pela primeira vez da Caminhada e comentou: “hoje eu faço parte do grupo Juventude Saudável e acho importante conscientizar os jovens a praticarem atitudes pacíficas”.

A Abertura da Campanha de Proteção à vida e ao Meio Ambiente, iniciada no sábado, 20, destacou a importância do combate à violência e ao uso de entorpecentes, a coleta adequada de lixo e os cuidados que devem ser tomados no trânsito pelos motoristas. O promotor de Justiça de Ferreira Gomes, Anderson Batista de Souza agradeceu aos participantes e apoiadores do evento. “Esses jovens serão os responsáveis pelo desenvolvimento futuro do nosso Estado, por isso queremos que eles absorvam o aprendizado abordado na Campanha, pois nosso objetivo é ajudar no crescimento dessas crianças como pessoas e como cidadãs”.

“O Carnaguariso engloba a Promotoria do Meio Ambiente e o CAOP-IJ, ou seja, é o Ministério Publico trabalhando em conjunto, pois é dessa forma que conseguiremos passar o que Ministério Público pretende: buscar a qualidade de vida, através de uma cidade saudável para essas e futuras gerações”, declara a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público, Ivana Cei.

As crianças distribuíram, entre a população e os foliões, os kits com sacos de lixo e panfletos que orientavam sobre os cuidados que devem ser tomados no trânsito, a proteção ao meio ambiente e a preservação à vida. A Campanha encerrou com o desfile do Bloco Carnaguariso que abriu o Carnaguari.

Estiveram presente na Campanha o promotor de Justiça do município, Anderson Batista de Souza, a procuradora de Justiça e coordenadora do CAOP-IJ, Judith Gonçalves Teles, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos e Institucionais, Márcio Augusto Alves e os promotores de Justiça, Roberto Álvares, Paulo Veiga, Paulo Celso Ramos dos Santos, o assessor jurídico Villas Boas e a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público, Ivana Lúcia Franco Cei.

O Carnaguariso é realizado em Ferreira Gomes desde o ano de 2004, o qual vem ajudando o município na coleta de lixo e diminuição de acidentes de trânsito, dentro da localidade ou ainda nas estradas, no período do tradicional Carnaguari. O objetivo do Ministério Público Estadual e dos parceiros da Campanha sempre foi contribuir com a segurança à vida e a preservação ao meio ambiente, por meio de palestras, caminhadas, entregas de panfletos e orientações sobre tais temas. A participação de crianças e adolescentes de Ferreira Gomes é marcante no Carnaguariso, pois eles são os voluntários na realização do evento e responsáveis pelo sucesso de cada edição da Campanha.

 

SERVIÇO:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá

Fone: (96) 3198-1616. Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Diário Eletrônico

Edição Data Visualizar
73/2021 09/04/2021
72/2021 08/04/2021
71/2021 07/04/2021
70/2021 06/04/2021
69/2021 06/04/2021
68/2021 30/03/2021
67/2021 29/03/2021
66/2021 26/03/2021
65/2021 25/03/2021
64/2021 24/03/2021
Ver todos

Canais de Atendimento

Ouvidoria

Promotoria da Saúde

Corregedoria-Geral

Decisões dos Órgãos Colegiados
Res. 173-CNMP

Processos Distribuídos
Res. 110/2014-CNMP

Sistema Cuidar

Plantões

Espelho do MPAP

Plenário Virtual

Podcast do MP-AP

Mapa das Ouvidorias

Olá! Posso ajudar?
Sofia - Assistente Virtual
Online
  • 14:46     Sofia
    Olá, seja bem-vindo! Meu nome é Sofia, sou assistente virtual do MP-AP.
  • 14:46     Sofia
    Em que posso ajudar? 😊
  • 14:46     Selecione uma das opções