A Escola Estadual Reinaldo Maurício Golbert Damasceno, localizada no Bairro Novo Buritizal, foi a comtemplada com a inauguração do Núcleo de Práticas Restaurativas na Educação. O evento ocorreu na tarde da última segunda-feira, 16, no pátio da escola, e contou com a participação de gestores, professores, técnicos, funcionários e alunos.

 

Reinaldo Damasceno é umas das 50 instituições de ensino do estado comtempladas com o núcleo, conforme parceria de poderes do Estado e pela assinatura do Termo de Cooperação Técnica nº 013/2015, onde o Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP), por meio do Centro Operacional da Infância, Juventude e Educação (CAOP-IJE), Governo do Estado do Amapá (GEA), Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) e a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), que figura com a implantação de 50 núcleos de práticas restaurativas em 50 instituições de ensino do estado.

 

O objetivo do núcleo de práticas restaurativas na educação é estimular a disseminação da paz na escola, fundamentado nos conceitos, princípios e valores de justiça restaurativa, buscando disseminá-las na promoção da defesa dos direitos da criança e adolescente na área de educação, construindo, na escola, um espaço de acolhimento, cuidado, respeito e amorosidade, que disponibiliza à comunidade escolar o acesso a métodos pacíficos de resolução de conflitos.

 

A Coordenadora do CAOP-IJE, procuradora de Justiça Judith Teles, mostrou-se mais uma vez satisfeita com os resultados alcançados e explicou que o trabalho que vem sendo realizado na escola é o resultado do esforço de várias pessoas. “No convívio familiar, nas escolas e no trabalho, ocorrem as relações continuadas, onde precisamos ter uma comunicação saudável. Deve-se haver respeito, amor, perdão, liberdade, carinho e afeto. Isso faz com que o ser humano viva em melhores condições e, com isso, construir uma comunidade escolar pacífica. Esses lugares, também, são locais de conflitos, mas os conflitos devem ser vistos de forma positiva para crescermos”, ressalta.

 

A Assessora Técnica da Secretaria Estadual da Educação (SEED), Profª Ildete Souza, acredita que instalar esse núcleo significa aprender a cuidar e respeitar e, com isso, proporcionar a seus gestores, professores, técnicos e funcionários uma ferramenta a mais para exercício da educação. “Primeiramente, precisamos exercitar essas ferramentas com nossos pais e irmãos e, consequentemente, na nossa vida escolar, que vai nos preparar para a vida profissional”, enfatiza.

 

O diretor da escola, Oziel dos Reis Dias, acredita que o núcleo será um espaço onde realmente pode ser construída uma educação de qualidade para que juntos a escola possa fazer a diferença na vida escolar de cada. “A partir de hoje teremos mais uma ferramenta para executar na educação, tentando construir um mundo melhor”, conclui. O evento finalizou com as assinaturas das autoridades que compuseram a mesa para entrega do núcleo e 01 computador para auxiliar nos serviços.

 

SERVIÇOS:
 
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
 
Contato: (96) 3198-1616
 

 Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.