canal MP netOs interessados em acompanhar a vasta programação do I Ciclo de Palestras Ambientais, que inicia amanhã (quinta-feira,22) às 9 horas, na sede da Procuradoria-Geral, localizada no bairro Araxá, terão a oportunidade de assistir a todas as palestras e debates pelo canal do Ministério Público do Amapá (MP-AP) no youtube https://www.youtube.com/c/canalmpap/live.

O evento, em comemoração ao “Junho Verde”, vai encerrar no sábado (24) com a I Feira AgroéVida e é resultado de parceria entre o Ministério Público do Amapá (MP-AP), Governo do Estado (GEA), Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Assembleia Legislativa do Estado (ALAP), Prefeitura Municipal de Macapá e a Marinha do Brasil.

Além dos debates, será assinado o Termo de Ajustamento de Conduta do Parque Ecológico da Lagoa dos Índios, que prevê a criação de um parque urbano no local; o MP fará o lançamento de uma cartilha educativa contra a Poluição Sonora; a PMM também vai lançar uma cartilha com foco na política de arborização da cidade; e, por fim, a  Marinha do Brasil e a Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR/AP) apresentarão o Programa de Coletes Salva-vidas.

Programação

Dia 22/06/2017 (quinta-feira)

MANHÃ

9h – Abertura oficial com autoridades e parceiros

Composição de Mesa: Estado, Ministério Público, Assembleia Legislativa, Município de Macapá, UNIFAP, OAB.

11h – Palestra “O Direito Ambiental na realidade Amazônica”, com o Promotor de Justiça Dr. Marcelo Moreira dos Santos, titular da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Conflitos Agrários, Habitação e Urbanismo de Macapá; mestre em Desenvolvimento Regional pela UNIFAP (2009); Prof. Assistente da UNIFAP – disciplina Direito Ambiental (desde 2011).

12 h - Palestra “Saneamento básico e transversalização com as políticas públicas de habitação”, com o Promotor de Justiça Dr. Adilson Garcia do Nascimento, titular da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo de Santana com doutorado em “Desafio da tutela sanitária e ambiental na área de saneamento básico: análise do caso de abastecimento de água e esgotamento sanitário do Estado do Amapá” (2016).

12h40 – Assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta do Parque Ecológico da Lagoa dos Índios – Ministério Público do Amapá, Governo do Estado do Amapá, Ordem dos Advogados/Seccional Amapá – OAB/AP, Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, Secretaria Municipal do Meio Ambiente-SEMA/PMM, Secretaria Estadual de Transporte-SETRAP e IMAP.

TARDE

15h – Palestra "Testemunhos poéticos: direitos humanos e mídia no Brasil", com o Professor Dr. Peter Lucas (The New School) e exposição do trabalho dele, doutor pela Universidade de Nova York.

17h – Palestra “Poluição Sonora”, Primeiro SGT QPPMC- Batalhão ambiental Clayton Allan Salomão de Araújo, graduado em Gestão Ambiental e pós-graduado em Auditoria e Pericia Ambiental.

17h30 – Lançamento da Cartilha do Meio Ambiente “Que Barulho” (Poluição Sonora) – Ministério Público do Amapá. Autor da Cartilha: CAOP Ambiental/MP-AP.

Dia 23/06/2017 (sexta-feira)

MANHÃ

9h – Workshop “Gestão e políticas públicas por intermédio da mídia participativa”, com Prof. D.r Peter Lucas e exibição do Filme “Housing Problems” e dos curtas-metragens dos alunos do curso Arquitetura e Urbanismo da UNIFAP.

12h – Lançamento do Programa de Coletes Salva-vidas da Capitania dos Portos - Marinha do Brasil e Sociedade Amigos da Marinha -SOAMAR/AP.

TARDE

15h – Palestra “Assentamentos precários na Amazônia: casos das áreas de ressacas do Amapá”, com a Professora Dra. Bianca Moro (UNIFAP). Professora da UNIFAP e Doutora em Urbanismo pela Universidade Autônoma do México (UNAM).

16h30 – Palestra “Arborização da Cidade”, com Heitor Liberato Junior, Engenheiro Agrônomo Presidente da Associação Nacional de Arborização Urbana/SBAU.

17h30 – Lançamento da Cartilha da Prefeitura Municipal de Macapá sobre Arborização.

 24/06 (sábado):

08h às 16h – abertura – Feira AgroéVida na Praça Samaúma (em frente ao MP-AP/Araxá) com exposição e vendas de produtos agroecológicos e relatos de experiência dos comunitários.

08 h – Visita técnica nas áreas de ressaca (Dr. Peter Lucas, Dra. Bianca Moro, Equipe da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente – PRODEMAC e gestores da PMM)