bannerMEIOAMBIENTE 01


O projeto Escola Verde: Horta Escola e Empreendedorismo Sustentável terá apoio da Procuradoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Conflitos Agrários, Habitação e Urbanismo de Macapá (Prodemac), que irá destinar para a Secretaria de Estado da Educação (Seed) recursos provenientes de Termos de Ajustamento de Conduta Ambiental (TAC) e multas civis. A parceria foi concretizada na última sexta-feira, 15, entre a Prodemac e o CAOP Ambiental, Unidade de Educação Ambiental/Seed, e Promotoria da Educação. Está confirmada para esta quarta-feira, 20, uma visita institucional na Escola Estadual Azevedo Costa, onde será mostrado na prática um modelo de horta escolar.

 

Na reunião, os coordenadores da UEA, Irani Gemaque e Edmundo Leão, fizeram uma apresentação da metodologia para os promotores Saullo Andrade, substituto do Meio Ambiente, e Roberto Álvares, da Promotoria de Educação, além de técnicos ambientais da Prodemac. O projeto Escola Verde atende ao cumprimento de responsabilidade socioambiental da Seed, baseado nas recomendações da ONU, com o objetivo de utilizar as hortas escolares para promover a qualidade do ensino, incluir os alimentos produzidos na merenda escolar, e incentivar o empreendedorismo no ambiente educacional.

 

A parceria com a Prodemac foi solicitada no segundo semestre deste ano, quando a Seed buscava apoio de instituições públicas e privadas para o projeto que será implantado em dez escolas do Estado, com a integração de alunos e professores, que se tornarão agentes multiplicadores e propagadores de boas práticas ambientais. As escolas Santa Maria, Sebastiana Lenir, Azevedo Costa, Reinaldo Damasceno, Lucimar Amoras Del Castillo, Socorro Smith, Serafim Costaperária, Cecília Pinto, Aracy Mot’alverne e Maria Ivone foram selecionadas por se enquadrarem nos critérios, como estar localizadas na zona urbana de Macapá, em área de vulnerabilidade, e com históricos de experiência com horta.

 

De acordo com a metodologia, o projeto será executado de maio a dezembro de 2018, e tem o custo total estimado em R$ 20.000,00, divididos entre as dez escolas. O recurso será para investimento em produtos, equipamentos, mudas, material para horta e didático. Além de investimento financeiro, a Seed procura parceiros para prestarem assistência técnica rural. No final da experiência, será feita uma feira onde serão expostos os produtos da horta e pratos feitos com os vegetais e hortaliças.

 

Irani Gemaque explicou que a metodologia do projeto vai além da implantação da horta, envolve a formação de agentes que terão a oportunidade de conhecimento teórico e prático, dentro dos conceitos de sustentabilidade e empreendedorismo popular. “Os alunos e educadores terão suporte técnico e as atividades serão monitoradas para melhor execução e aproveitamento. Teremos registros fotográficos e relatórios, e as atividades poderão ser acompanhadas através da internet, com a criação de um endereço virtual para esta finalidade, mural informativo e divulgação nos veículos de comunicação”.

 

O promotor de Justiça Saullo Andrade, informou que a parceria do Ministério Público do Amapá (MP-AP), através da Prodemac irá garantir que o projeto seja executado, e atende a Carta de Brasília, que incentiva a participação da instituição em projetos sociais. “Os pagamentos de TACs são revertidos para instituições que exerçam ações de fiscalização e trabalhem a educação ambiental, como é o caso da Seed, com este projeto, que será implementado com o suporte destas multas que são fruto de infrações que prejudicam o meio ambiente. A partir de agora os TACs e multas civis irão fomentar mais este projeto de alcance amplo na sociedade”.

 

Serviço:

Mariléia Maciel

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá

Contato: (96) 3198-1616
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Diário Eletrônico

Edição Data Visualizar
74/2021 12/04/2021
73/2021 09/04/2021
72/2021 08/04/2021
71/2021 07/04/2021
70/2021 06/04/2021
69/2021 06/04/2021
68/2021 30/03/2021
67/2021 29/03/2021
66/2021 26/03/2021
65/2021 25/03/2021
Ver todos

Canais de Atendimento

Ouvidoria

Promotoria da Saúde

Corregedoria-Geral

Decisões dos Órgãos Colegiados
Res. 173-CNMP

Processos Distribuídos
Res. 110/2014-CNMP

Sistema Cuidar

Plantões

Espelho do MPAP

Plenário Virtual

Podcast do MP-AP

Mapa das Ouvidorias

Reuniões dos Órgãos Colegiados

Nenhuma audiência agendada para os próximos dias.

Licitações Ao vivo

Nenhuma transmissão agendada para os próximos dias.

Olá! Posso ajudar?
Sofia - Assistente Virtual
Online
  • 17:15     Sofia
    Olá, seja bem-vindo! Meu nome é Sofia, sou assistente virtual do MP-AP.
  • 17:15     Sofia
    Em que posso ajudar? 😊
  • 17:15     Selecione uma das opções