Promotoria de Justiça do Meio Ambiente 1Membros da equipe técnica do projeto Colorindo o Futuro – Baixada Pará  finalizam os preparativos para a 5ª etapa do projeto. Na manhã desta quarta-feira (9), reuniram com a direção da escola Maestro Miguel Alves da Silva e com integrantes das equipes de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e Batalhão Ambiental (BA). A próxima etapa do projeto é a realização de seis oficinas de reciclagem e jardinagem na comunidade, com o apoio das três instituições. O projeto é executado pelo Ministério Público do Amapá, através da Promotoria de Meio Ambiente.

A proposta  apresentada pelo promotor de Justiça do Meio Ambiente e líder do projeto, Marcelo Moreira, aos parceiros, é que o processo de educação ambiental seja realizado entre as instituições, alunos, comerciantes e moradores da Baixada Pará, em um ciclo de colaboração e aprendizado coletivo. “É importante que todos que residem e estão ao redor da comunidade Baixada Pará estejam participando, para que compreendam o processo, e o efeito seja refletido na vida de todos. A partir da compreensão e conscientização de que a transformação inicia em cada um de nós, é que de fato as mudanças de hábito ocorrem”, disse o promotor.Promotoria de Justiça do Meio Ambiente 2

A Promotoria de Meio Ambiente planejou para esta etapa a realização das oficinas de reciclagem: óleo de cozinha, para transformar em sabão; garrafas pet em objetos de decoração; pneus em pufes; papel e papelão em utensílios domésticos, decoração e brinquedo; vidros em objetos de decoração; e embalagens plásticas em brinquedos e objetos de decoração. As oficinas serão ministradas por artesãos da SEMAM, Rosiléia Costa, da Baixada Pará e pela dona Ibis de Oliveira. Os cursos serão disponibilizados para pessoas da comunidade.

Promotoria de Justiça do Meio Ambiente 3Além destas oficinas, será feita a ação de jardinagem. O MP-AP repassou para a SEMAM, 400 garrafões de água mineral inservíveis, que serão transformados em vasos, e o morador que tiver interesse receberá os vasos, terra, mudas de flores e verduras, tintas e pincéis, e o treinamento para plantar e cuidar, como incentivo para que decorem suas casas e produzam alimentos para consumo próprio. O material para as oficinas serão adquiridos através de Ternos de Ajustamento de Conduta (TAC), e a matéria-prima para reciclar será recolhida pelos alunos, pela comunidade e pelos servidores e membros do MP-AP.

Esta etapa - das atividades de educação para melhorar o meio ambiente e a qualidade de vida - é a complementação do projeto Colorindo o Futuro, que justifica todas as outras fases. O projeto tem como base a preservação e os cuidados com o meio ambiente na Baixada Pará - uma área de ressaca considerada consolidada, mas que ainda mantém características naturais. O meio ambiente ancora os demais objetivos, que são promover a cidadania, e a justiça e melhorar a qualidade de vida e a autoestima dos moradores. Na área já foram realizadas ações de limpeza, saúde, estética, e capacitações. Na etapa anterior aconteceu a oficina de audiovisual Curta a Baixada Pará em 1 Minuto, e dez vídeos foram produzidos pelos próprios moradores -  que serão exibidos em breve.

Esta nova etapa inicia com a palestra na escola Maestro Miguel, ministrada pelos oficineiros da Baixada Pará, dona Ibis, SEMAM e BA. A palestra tem o objetivo de conscientizar os alunos e moradores das proximidades, para que atentem para o lixo que é comumente jogado na área de ressaca e nas ruas, e que pode ser transformado em renda e utensílios para a casa. Eles serão incentivados a trazer de casa o que pode ser reaproveitado nas oficinas de reciclagem.

O MP-AP dá prosseguimento às tratativas para a execução da última fase, que é a pintura de casas e a Mostra de Vídeo Curta a Baixada Pará em 1 Minuto.

A palestra e as oficinas de reciclagem e jardinagem acontecerão até o final de outubro, com as datas definidas nos próximos dias.

Mariléia Maciel

Assessoria de Comunicação

Diário Eletrônico

Edição Data Visualizar
198/2019 14/11/2019
197/2019 13/11/2019
196/2019 12/11/2019
195/2019 11/11/2019
194/2019 08/11/2019
193/2019 07/11/2019
192/2019 06/11/2019
191/2019 05/11/2019
190/2019 04/11/2019
189/2019 31/10/2019
Ver todos

Corregedoria-Geral

Decisões dos Órgãos Colegiados
Res. 173-CNMP

Processos Distribuídos
Res. 110/2014

Sistema Cuidar

Plantões

Espelho do MPAP

Plenário Virtual