Comunidade Restaurativa: MP-AP realiza workshop de Justiça Restaurativa Sistêmica na comunidade do Ambrósio, em Santana

Publicado em 14/02/2019 18:29:39. Atualizado em 28/03/2024 21:06:01.

WhatsApp Image 2019 02 14 at 14.09.48 1O Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas do Ministério Público do Amapá (MP-AP), realizou nesta terça-feira (12), um workshop para líderes da comunidade do Ambrósio, na Escola Afonso Arinos - sala UBUNTU, em Santana. A ação é realizada em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado (TJAP), a empresa Amapá Celulose S.A. (Amcel), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Governo do Estado do Amapá (GEA).WhatsApp Image 2019 02 14 at 14.09.48

Na ocasião, como proposta do projeto, foi realizada a apresentação dos temas de Justiça Restaurativa-Sistêmica, exercícios sistêmicos e um círculo de diálogo com os participantes, no intuito de ouvi-los, bem como possibilitar o colhimento das necessidades da comunidade. Os tópicos foram ministrados pela coordenadora do Núcleo de Práticas Restaurativas, promotora de Justiça Sílvia Canela, que falou sobre Práticas Restaurativas, e a juíza Larissa Noronha, da Vara da Infância e Juventude de Santana, sobre o tema Constelação.

Silvia Canela disse que o momento é uma prévia demonstração do que será abordado no curso de Justiça Restaurativa Sistêmica, no final do mês.

WhatsApp Image 2019 02 14 at 14.09.48 2“O workshop tem como objetivo trazer para os líderes comunitários um pouco da experiência dos círculos de construção de paz e da visão sistêmica, e como essas ferramentas podem contribuir para a construção de relacionamentos saudáveis, com o fortalecimento dos vínculos familiares e restauração dos relacionamentos que estejam danificados em razão de conflitos”, ponderou a coordenadora do Núcleo.

Assim como nos demais encontros, o círculo teve o momento de escuta, onde os membros da comunidade compartilharam suas dificuldades e anseios. O encontro faz parteWhatsApp Image 2019 02 14 at 14.09.49 2 do Projeto “Comunidade Restaurativa”, que está em fase de implantação no bairro do Ambrósio, e representa a união de esforços entre poder público e a iniciativa privada na construção de uma comunidade de paz.

A magistrada Carline Negreiros, do juizado especial de Santana, disse que o momento é propício para engrandecer o relacionamento dentro da comunidade. “É mais um passo que está sendo dado dentro do projeto. Com o curso de “Facilitadores da Justiça Restauradora”, as lideranças comunitárias poderão usar as técnicas e o conhecimento adquirido para enriquecimento da comunidade”, finalizou.

A sensibilização visa esclarecer sobre as práticas restaurativas, tendo em vista a realização de um curso de facilitadores que ocorrerá no período de 25 a 28 de fevereiro, destinado a essas lideranças e que já conta com cerca de 50 inscritos.

Estiveram presentes, ainda, Neide Santos Coordenadora do CEJUSC Santana, servidores do TJAP, servidores do núcleo, facilitadores voluntários e representantes da comunidade.

 

 

SERVIÇO:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá

Contato: (96) 3198-1616

E-mail: asscom@mpap.mp.br