WhatsApp Image 2020 03 26 at 16.15.52O Ministério Público do Amapá (MP-AP) prossegue com as medidas para conter a proliferação do novo coronavírus (COVID-19) no Amapá, e nesta quinta-feira (26), foram repassadas 100 placas de PVC transparente para produção de máscaras para atender a demanda de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O repasse ocorreu através da Promotoria de Meio Ambiente e Conflitos Agrários (Prodemac), que fez a entrega do produto para a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec).

Ainda como medida para combater o contágio, o promotor de justiça Marcelo Moreira, titular da Prodemac, informa aos representantes de empresas e pessoas físicas que tenham pendências extrajudiciais na Promotoria, que os acordos podem ser firmados e serão direcionados para ações de enfrentamento ao vírus.

A produção dos equipamentos é uma articulação de órgãos do setor de inovação que desenvolveram os protótipos. O grupo de estudos técnicos é formado pela Setec, Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (IEPA), Universidade do Estado do Amapá (UEAP), Fundação de Amparo às Pesquisas do Amapá (FAPEAP), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI-AP) e Grupo de Colaboradores Profissionais de Markers.

Ações do MP-AP para combater a pandemia

A adesão de forma colaborativa integra o conjunto de ações do MP-AP para conter o avanço do vírus no Amapá, que até este momento registrou 2 casos confirmados de contaminação. A Recomendação de nº 003/2020-GAB/PGJ pede que promotores façam a reversão de recursos judiciais e extrajudiciais para as ações de enfrentamento ao coronavírus. O promotor titular do Meio Ambiente, Marcelo Moreira, avalia juntamente com promotores das comarcas e equipe técnica e assessores, o modo de dar prosseguimento a estes procedimentos sem colocar em risco a vida pessoal dos envolvidos.

Atos, adesão aos Decretos do Governo do Estado e Prefeitura de Macapá (PMM), campanhas de sensibilização para que servidores, familiares e amigos fiquem em casa, condições tecnológicas para que membros e servidores trabalhem através de teletrabalho e apoio psicológico e de saúde, também fazem parte das medidas do MP-AP. A instituição pede ainda a adesão de servidores em campanhas de solidariedade para arrecadar alimentos, medicação e produtos de higiene, e passa agora a interagir com os órgãos parceiros para a produção de máscaras.

Produção de máscaras, respiradores e álcool em gel

O objetivo das instituições de pesquisas e inovação é produzir os protetores faciais para inicialmente serem doados aos profissionais que estão na linha de frente no combate à proliferação da COVID-19, como saúde e segurança pública. As máscaras serão produzidas em pequenas escalas em impressora 3D, no prédio da Setec. Os pesquisadores dos institutos e universidade federal e estadual se dedicam, ainda, ao estudo do protótipo de respiradores, que serão impressos também em impressora 3D e à produção de álcool em gel. Modelos de protetores como estes já estão em produção em outros estados, como Rio de Janeiro, através da Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Doação

O secretário de Ciência e Tecnologia, Rafael Pontes, pede que sejam doados filamento do tipo PETG, elástico para impressoras 3D e acrílico transparente, para que as máscaras sejam produzidas. Quem quiser doar, pessoa física ou jurídica, pode acessar o endereço www.setec.ap.gov.br.

Rede de solidariedade para reverter TAC em ação de enfretamento ao vírus

O promotor Marcelo Moreira pede que representantes de empresas e cidadãos que tenham pendência processual na Promotoria de Meio Ambiente e queiram resolver o problema jurídico ambiental, que entre em contato para que as multas sejam convertidas em matéria-prima para produção de máscaras, respiradores e álcool em gel. “É importante que todos, sem exceção, exerçam a solidariedade, seja ficando em casa, fazendo doação para os mais necessitados ou colaborando com projetos desta natureza, que irá resguardar a vida de quem precisa trabalhar, para que os doentes continuem a ser cuidados nos hospitais, para que a segurança seja mantida, a cidade seja limpa, bem como pela saúde dos próprios pesquisadores, que também correm riscos aos sair de suas casas”.

Os interessados em resolver as pendências podem entrar em contato através do email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Mariléia Maciel – Assessora Operacional

Diário Eletrônico

Edição Data Visualizar
95/2020 27/05/2020
94/2020 26/05/2020
93/2020 25/05/2020
92/2020 22/05/2020
91/2020 21/05/2020
90/2020 20/05/2020
89/2020 20/05/2020
88/2020 18/05/2020
87/2020 14/05/2020
86/2020 13/05/2020
Ver todos

Ouvidoria

Promotoria da Saúde

Corregedoria-Geral

Decisões dos Órgãos Colegiados
Res. 173-CNMP

Processos Distribuídos
Res. 110/2014

Sistema Cuidar

Plantões

Espelho do MPAP

Plenário Virtual

Mapa das Ouvidorias

Olá! Posso ajudar?
Sofia - Assistente Virtual
Online
  • 18:59     Sofia
    Olá, seja bem-vindo! Meu nome é Sofia, sou assistente virtual do MP-AP.
  • 18:59     Sofia
    Em que posso ajudar? 😊
  • 18:59     Selecione uma das opções