Eleições 2020: Ministério Público Eleitoral fiscaliza o pleito em 15 municípios amapaenses

Publicado em 15/11/2020 20:32:32. Atualizado em 19/04/2024 16:47:22.

fiscalizacao eleitoral capaNeste domingo (15), o subprocurador-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Nicolau Crispino, representando a procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei, o chefe de gabinete da procuradoria-Geral de Justiça, André Araújo, e o secretário-geral da instituição, Alexandre Monteiro, estiveram nos municípios de Mazagão e Santana, para acompanhar a atuação dos promotores eleitorais e auxiliares durante o processo de eleição. O trabalho de fiscalização pelo Ministério Público Eleitoral está sendo realizado com apoio da Polícia Federal (PF) e do Gabinete Militar do MP-AP em 15 dos 16 municípios do Estado, onde ocorrem normalmente as eleições para prefeitos e vereadores.

O disk denúncia do MP Eleitoral (whatsapp 99184 – 6549) foi acionado dezenas de vezes nos últimos dias e todas as ocorrências foram checadas; a maioria indicava pontos de aglomeração, em descumprimento às regras de prevenção da Covid-19, “boca de urna”, denúncia de compra de votos e transporte ilegal de eleitores.

Em Santana, o promotor eleitoral Horácio Coutinho, após coletar provas, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e PF, ingressou com denúncia contra um policial militar, 38 anos, flagrado enquanto fazia transporte irregular de eleitores.

Foi pelo disk denúncia do MP Eleitoral que chegou a informação de compra de votos de um candidato a vereador. Nessa ocorrência, além dos santinhos, material de campanha proibido em dia de Eleicoes Santanaeleição, foi apreendida - na parte externa da residência do candidato - uma lista contendo evidências de compra de votos, com informações sobre familiares de eleitores, gastos com compras de cesta básica, gás e diversas indicações de “pagamento B.U”, o que provavelmente indica “boca de urna”.

“A corrupção é, sob qualquer modalidade, a conduta mais nociva da sociedade, razão pela qual deve ser objeto de tutela penal, ainda mais quando se trata de corrupção eleitoral, que coloca em jogo o futuro da sociedade, pois a mudança deveria vir da política”, manifestou Horácio Coutinho, na petição do MP Eleitoral para pedido de busca e apreensão.

Concedido o mandado de busca e apreensão pela Justiça Eleitoral, a PF apreendeu, ainda, o celular da esposa desse candidato, contendo fotos da urna, no momento de votação.

eleicoes mazagao escolaA promotora Eleitoral Fábia Regina e o promotor auxiliar Wueber Penafort acompanharam o pleito em Mazagão. As principais ocorrências foram de descumprimento da Lei Seca e das regras de distanciamento social, com a observação de diversas aglomerações.

Na cidade de Amapá, a fiscalização foi coordenada pelo promotor eleitoral Manoel Edi e também contou com apoio da Polícia Militar e Polícia Ciivil. Em uma das diligências, na madrugada do pleito, gestores públicos da cidade foram abordados em um veículo, quando foram apreendidos dinheiro e material de campanha de candidaturas proporcional e majoritária.

Em Oiapoque, a Polícia Federal flagrou pessoas fazendo boca de urna; ao sul do Estado, em Laranjal do Jari também foi registrada ocorrência por descumprimento da Lei Seca.

Em todo Estado, à exceção da capital Macapá, onde o pleito foi adiado, a Procuradoria-Geral de Justiça do MP-AP disponibilizou a estrutura solicitada pelo Centro de Apoio Operacional Eleitoral (CAO Eleitoral) de transporte, equipamentos de tecnologia da informação, alimentação e de pessoal para os promotores eleitorais e auxiliares realizarem o trabalho de fiscalização, a fim de garantir que os eleitores tivessem plena liberdade no exercício da sua cidadania, para escolher livremente em quem votar.

eleicoes Amapa

eleicoes pedra brancaAtuaram na fiscalização deste domingo (15), os seguintes promotores Eleitorais e suas respectivas Zonas Eleitorais: Horácio Coutinho, Santana (6º Zona); Fábia Regina, Mazagão (5ª Zona); Manoel Edi, Amapá (1º Zona); Eduardo Kelson, Oiapoque (4º Zona); Fabiano Castanho, Laranjal do Jarí e Vitoria do Jarí (7º Zona); Rodrigo Celestino, Tartarugalzinho (8º Zona); Thaysa Assum, Pedra Branca e Serra do Navio (11º Zona); Rodrigo Assis, Porto Grande e Ferreira Gomes (12º Zona). Como auxiliares, os promotores de Justiça: Hélio Furtado, Calçoene; Marco Valério, Pracuúba; Wueber Penafort, Mazagão; Marco Antônio Vicente, Itaubal; Lindalva Jardina, Porto Grande; Saullo Patrício, Vitória do Jari; e Jander Vilhena, Cutias do Araguari.

Ao todo, foram designados para trabalhar nas eleições municipais 46 servidores do MP-AP, GAECO, Núcleo de Inteligência do Ministério Público (NIMP), Laboratório Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) e Assessoria de Comunicação, além de um contingente de 25 Policiais do Gabinete Militar do MP-AP. 

 

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Ana Girlene e Gilvana Santos
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: asscom@mpap.mp.br