Escola Raimunda dos Passos recebe Projeto “Conte Até 10 – Essa é a atitude”

Publicado em 18/06/2014 12:54:13. Atualizado em 28/03/2024 14:49:37.

O Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CAOP-IJE), participou de uma ampla programação para marcar o início das atividades do projeto “Conte até 10 – Essa é a atitude”, na Escola Estadual Professora Raimunda dos Passos, no bairro Novo Horizonte. A campanha visa reduzir a violência na sociedade e prevenir homicídios cometidos pela falta de tolerância.

A promotora de Justiça, Lindalva Jardim, participou da programação e evidenciou aos alunos da escola que “a tolerância, o respeito e a paciência devem fazer parte das atitudes dos adolescentes e dos jovens, e a ausência desse comportamento, em muitas situações, acabam interrompendo precocemente a vida”. Durante a palestra com os alunos, a promotora apresentou exemplos da sua experiência de trabalho, dos casos em que adolescentes tiveram perdas significativas, tanto no que se refere a sua liberdade, como da própria vida, exatamente por falta de tolerância diante de determinadas situações, algumas banais, na relação com as outras pessoas.

Os estudantes aproveitaram o projeto para apresentar trabalhos próprios. Rafael Rabelo da 6ª série fez paródia com uma música de Raul Seixas. “Alterei a letra da música para pedir um mundo menos violento”, ressaltou Rafael.

A diretora da Escola Raimunda dos Passos, professora Andréia, agradeceu ao MP-AP por ter trazido para o estabelecimento de ensino o Projeto Conte Até Dez, e falou que é “importante a presença do Ministério Público do Amapá nas atividades da escola, porque essa aproximação fortalecerá todos os integrantes dessa unidade de ensino (professores, alunos e seus familiares e demais trabalhadores) e a comunidade”.

Dentro da programação das ações está prevista uma visita nas dependências do Ministério Público Estadual, no segundo semestre de 2014, com a presença dos alunos, além da realização de palestras com a presença de membros do MP-AP.

 

 

Projeto Conte até 10

O Projeto “Conte Até 10 – Essa é a atitude” faz parte de uma campanha nacional que busca envolver a sociedade, em especial os jovens, em ações que fortaleçam a cultura da paz e o respeito entre os cidadãos. O foco na juventude justifica-se pela capacidade de transformação e de mobilização deste público e, também, porque o número de jovens vítimas de homicídios tem crescido assustadoramente nos últimos anos.
O alvo são os crimes que acontecem em função da banalização da violência, da falta de tolerância, da ação impensada no momento da raiva. Daí a proposta de contar até dez e manter o controle.


SERVIÇO:
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616/(96) 8121-6478 Email: asscom@mpap.mp.br