Gabinete Militar do MP-AP integra Centro de Operação que atua na prevenção e combate ao coronavírus

Publicado em 30/03/2020 16:56:58. Atualizado em 29/03/2024 09:50:01.

pmO Gabinete Militar do Ministério Público do Amapá (MP-AP) está integrando o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COESP) da Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS/AP), para dar cumprimento aos Decretos Estaduais nº 1414 e 1415 de 2020, que regulamentam o funcionamento de estabelecimentos comerciais e redução da aglomeração de pessoas na capital e municípios do Estado. A medida foi adotada pela procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei, para auxiliar no controle do isolamento social definido no Plano de Contingência, apresentado pelo Comitê Gestor do Estado, formado pelo MP-AP e dirigentes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de instituições de controle social, frente à pandemia do novo corona vírus.

Sob o comando do coronel Joércio Magno, o Gabinete Militar do MP-AP está com seu efetivo, equipamentos e veículos em apoio à SVS/AP na realização de operações diárias de fiscalização em estabelecimentos comerciais, bem como dando orientação à população em geral, no intuito do controle e não proliferação do coronavírus no Amapá.

De acordo com o assessor do Gabinete Militar, o capitão da Polícia Militar do Amapá (PM/AP), Elleres Santos, as ações são realizadas pelo MP-AP e demais integrantes da ForçaWhatsApp Image 2020 03 28 at 11.38.13 2 Tarefa composta pela Polícia Militar (PMAP), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, SVS e Prefeituras municipais. “Estamos com nosso efetivo revezando 24h para apoiar as ações, principalmente no monitoramento e com auxílio dos notebooks cedidos pelo Ministério Público está sendo possível fazer o levantamento de dados estatísticos para análise e confecções de Operações”, informou o capitão Elleres.

“Sinto-me engrandecido por fazer parte do Comitê de Crise representando o Gabinete Militar do MP-AP, enfrentado este novo desafio. São várias frentes de trabalho, onde se desenvolvem as operações de apoio e execução ao combate e à ameaça da COVID-19 e, ao mesmo tempo, seja nas ruas, no trabalho, hospitais, dentro de casa e outros, ao termino de tudo, instituições e sociedade terão que se reinventar para se adaptar a essa nova realidade”, manifestou coronel Joércio.

Dados Estatísticos

Desde 18 de março de 2020, as equipes da Força Tarefa já realizaram 52 operações na capital e municípios, acarretando nos seguintes dados:

1. Controle no aeroporto de Macapá (aferição de temperatura): 3126 passageiros, com 01 notificação de passageiros com febre.
2. Controle em portos hidroviários (aferição de temperatura): 317 passageiros, com 02 notificações de passageiros com febre;
3. Teleatendimento (denúncias, orientações, ocorrências): 208 registros;
4. Capacitação de profissionais para atuar no combate do COVID-19: 134;
5. Uso de carros som para orientar a sociedade de Macapá e Santana: 25 veículos;
6. Até a noite de 29/03 foram contabilizados 320 casos suspeitos, 197 descartados e 08 confirmados da COVID-19.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação - Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Coordenação: Gilvana Santos
Texto: Gilvana Santos
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: asscom@mpap.mp.br