IDEB: Escola de Santana tem melhor Ensino Fundamental do Amapá e diretora atribui melhoria à adoção da Pedagogia Relacional Restaurativa (Metodologia de Práticas Restaurativas), conforme capacitação promovida pelo MP-AP em parceria com TJAP

Publicado em 05/09/2018 19:22:57. Atualizado em 29/03/2024 04:49:49.

DSC 6895A Escola Municipal Piauí, localizada no Igarapé da Fortaleza, no município de Santana, conseguiu uma evolução na nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2017, no âmbito do Ensino Fundamental. A pontuação saltou de 3.5 para 4.4.

Érica Góes, diretora do educandário, avalia o resultado como extremamente positivo, pois a instituição de ensino foi a melhor colocada do Estado do Amapá. A diretora atribuiu o avanço ao apoio do Ministério público do Estado do Amapá (MP-AP), por meio do Núcleo de Mediação e Práticas Restaurativas da Promotoria de Justiça de Santana, que realizou, em 2016, juntamente com a equipe da Dra. Larissa Noronha, titular da Vara da Infância e Coordenadora do CEJUSC/STN, o curso de Práticas Restaurativos para o corpo docente do educandário.

Érica Góes enfatizou que a capacitação foi um divisor de águas no desempenho de professores e do corpo técnico da instituição. A Escola Piauí possuiDSC 6901 860 alunos distribuídos entre o 1° e 9° ano do Ensino Fundamental, compreendendo os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O quadro funcional do educandário conta com 104 servidores, entre docentes, coordenação pedagógica e demais colaboradores.

“A capacitação sobre Círculos Restaurativos ocorreu em 2016 e aplicamos em nossa escola em fevereiro de 2017. Efetivamos o núcleo de práticas restaurativas, quando iniciamos esse trabalho voltado para os pais acerca da instituição. A nossa escola está localizada em um bairro desprovido de esporte, cultura, praças ou alguma outra diversão, por esse motivo, a criança não tinha interesse de estar na escola. Com o tempo, começamos a tomar mais decisões em conjunto com a comunidade, em prol de melhorias para o atendimento de alunos e pais. Os bons resultados são reflexos disso”, comentou Érica Góes.

freten da escola editada“A escola Piauí se destacou como a melhor do Estado em relação ao Ensino Fundamental, no IDEB 2017. Saímos da pontuação 3.5 para 4.4. Subir um décimo no Índice é muito significativo, nove décimos então, quase um ponto percentual é gratificante. No ano passado a nossa meta era 3.7 e com o resultado atingido, superamos a expectativa de 2021, que é 4.3”, completou a gestora.

De acordo com a promotora de Justiça Silvia Canela, coordenadora do Núcleo de Mediação e Práticas Restaurativas do MP-AP, a adoção da Pedagogia Relacional Restaurativa nas instituições de ensino promovem a melhoria nos ambientes escolares e, especialmente, nos relacionamentos. Ela enfatizou que, após a qualificação, corpo técnico, professores, pais e alunos se tornam disseminadores da cultura de paz.

“Estamos trabalhando para implantar a cultura da paz em nossa sociedade. A forma de lidar com o outro faz toda a diferença. Essa prática reconstrói relações, reforça o respeito e a tolerância. O diálogo entre a escola e a comunidade é essencial. O envolvimento de professores, pais e alunos com os Círculos Restaurativos resolveu conflitos internos e promoveu a motivação coletiva”, salientou a promotora Silvia Canela.

Sobre o IDEB

O IDEB foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do INEP, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Essa avaliação ocorre de dois em dois anos. O resultado indica a necessidade de melhoria do sistema e é importante por ser condutor de políticas públicas que melhorem a qualidade da Educação.

O Amapá está entre os sete estados da Federação, além do Distrito Federal, que apresentou queda no desempenho de alunos do ensino médio no IDEB 2017, que caiu 0,1 ponto quando comparado ao último indicador, de 2015.

 

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