Inovação e agilidade são pontos chaves do Gerenciador de Processos Eletrônicos – Urano

Publicado em 28/11/2014 14:46:59. Atualizado em 20/04/2024 00:07:08.

Procuradora-geral Ivana Cei presidente do CETI promotor Paulo Celso e servidores da TIAlém de um instrumento de informatização de processos, o Gerenciador de Processos Eletrônicos – Urano também busca a unicidade, sem abrir mão da autonomia dos Membros do Ministério Público do Amapá (MP-AP). Lançado nesta terça-feira, 25, o Urano traz otimização dos trabalhos internos e agilidade no andamento e conclusão de processos.

O Presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (CETI), Ouvidor-Geral do MP-AP, Paulo Celso Ramos, ressaltou o trabalho em conjunto para finalizar o produto e entregar aos membros e servidores da instituição. “Foi um desafio fazer a entrega deste gerenciador, mas agradeço a confiança da procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei, e acredito que demos um salto de qualidade. Este é um reflexo da competência do Departamento de Tecnologia da Informação do MP-AP, além do esforço da equipe de servidores. Este sistema coroa as atividades tecnológicas da instituição, em que, vai atender aos trabalhos de servidores e promotores de Justiça”, agradeceu o presidente do Comitê Estratégico de TI.

O sistema Urano contou ainda com a emenda parlamentar do deputado ederal Evandro Costa Milhomem, que permitiu a aquisição de equipamentos para a implantação do sistema.   “A emenda foi de extrema importância para o suporte neste processo”, reforçou a PGJ, Ivana Cei. Lançamento Sistema Urano

Os resultados do Urano são visíveis e consistentes. Os processos foram automatizados, e 72% foram finalizados, restando apenas 28% em andamento. A integração do sistema será feita ao Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), Segurança Pública /AP, Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e outros órgãos.

A procuradora-geral de Justiça oficializou a entrega do Urano ao Ministério Público e frisou os benefícios da nova ferramenta.“Temos o privilegio de levar o MP-AP a uma nova era, além da desburocratização e com agilidade. Esta é uma solução tecnológica da instituição para a própria instituição e que beneficia também toda a sociedade tucuju. Ressalto, também, a importância do Comitê de TI, na pessoa do promotor de Justiça Paulo Celso, do Grupo Gestor,   do promotor de Justiça André Luiz, e a equipe de TI, nas pessoas de Rodinei Paixão, Gilberto Almeida, Eder Quintas, e demais servidores, meus parabéns à todos”, concluiu a PGJ.

Sobre o URANO

O URANO é um software de gerenciamento de processos eletrônicos desenvolvidos a partir da experiência de trabalho de membros e servidores do MP-AP.

Tem por objetivo principal manter um sistema de processo judicial eletrônico capaz de permitir a execução de atos processuais pelos membros, servidores e demais participantes da relação processual diretamente no sistema, assim como o acompanhamento desse processo judicial, independentemente de o processo tramitar na área extrajudicial, Judicial, Institucional e Administrativa.

O sistema surgiu da necessidade do MP-AP em atender a Resolução nº 063/2010 do CNMP (Tabelas Unificadas) e da Lei nº 11.419/2006 (Processo eletrônico).

Possui uma interface moderna e de fácil utilização (Um misto de e-mail e aplicação mobile), que possibilita ao usuário um ambiente de trabalho integrado onde, no decorrer da execução das tarefas, suas atividades relativas às tabelas unificadas do MP (Taxonomia) do membro ou servidor vão sendo registradas sem que haja a necessidades de fazê-las em separado, evitando retrabalho, garantido celeridade, segurança e eficácia na prestação das informações solicitadas pela Corregedoria, CNMP e outros.