MP-AP ministra curso de capacitação aos candidatos ao Conselho Tutelar de municípios

Publicado em 23/07/2015 22:19:45. Atualizado em 19/04/2024 16:16:12.

O Ministério Público do Amapá (MP-AP), considerando a solicitação das promotorias de Justiça dos municípios de Tartarugalzinho, Pedra Branca do Amapari e Ferreira Gomes (este, também, com atribuição do município de Cutias do Araguari, onde foi realizado o curso), designou membros da equipe técnica do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CAOP-IJE), para aplicarem o “Curso de Capacitação de Candidatos ao Conselho Tutelar”.

As atividades, realizadas no período de 07 a 14 de julho, tiveram como finalidade a formação técnica dos candidatos a Conselheiros Tutelares, no primeiro processo unificado de escolha realizado nos respectivos municípios. O Curso de capacitação foi desenvolvido por meio de aulas expositivas, permitindo a interação entre as facilitadoras e os participantes, com base em comentários, dúvidas e exposições de casos.

Na programação, foram tratados temas como: “Conselho Tutelar: Contexto Histórico e a Doutrina da Proteção Integral”; “O Conselho Tutelar e o Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes”; “Atribuições do Conselho Tutelar”; “Habilidades Básicas do Conselheiro Tutelar e seus principais interlocutores”; “O Dia a dia do Conselheiro Tutelar” e “O Conselho Tutelar e as modificações proporcionadas pela Lei 12.696/12”.

A Lei 12.696/2012 define as normas do processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar em todo o território nacional, padronizando, assim, esse processo. Também define que cada Conselho Tutelar será composto por cinco membros escolhidos pela população e que terão o mandato fixado em quatro anos, com a possibilidade de reeleição.

Para a facilitadora Iolanda Ribeiro Martins (CAOP-IJE), o curso de capacitação foi imprescindível à realização do processo de escolha, que acontecerá no mês de outubro. ”O Ministério Público, por meio das Promotorias de Justiça das diversas comarcas, está acompanhando de perto o andamento do trabalho das comissões especiais responsáveis pela condução do processo de escolha, apoiando, também por intermédio do CAOP-IJE, os municípios que necessitam realizar curso de capacitação como um dos pré-requisitos para a habilitação dos candidatos inscritos”, disse.

SERVIÇO:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá

Contato: (96) 3198-1616/(96) 8121-6478

Email: asscom@mpap.mp.br