MP-AP participa de evento da campanha Janeiro Branco, em Laranjal do Jari

Publicado em 22/01/2020 13:30:10. Atualizado em 18/04/2024 06:20:20.

afe957bd 9609 46e6 91df 67a21f261b09O Ministério Público do Estado Amapá (MP-AP), por meio da Promotoria de Justiça de Laranjal do Jari, participou na última segunda-feira (20), de palestras em alusão à campanha Janeiro Branco. O evento foi realizado pela Prefeitura do Município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através do Centro de Atenção Psicossocial de Laranjal do Jari (CAPS).

O objetivo da campanha Janeiro Branco é aproveitar a posição estratégica, assim como o perfil introspectivo, em prol da saúde mental, além de chamar a atenção das pessoas (e autoridades públicas) para essa questão, incentivando-as a tomarem o início do ano como um ponto de partida privilegiado, investindo no fortalecimento de sua mente.

No evento, houve palestra com a psicóloga Fernanda Abreu, abordando o tema “O Papel do Psicólogo” e a apresentação do novo psiquiatra do município, Dr. João Marcelo, que palestrou sobre “A Importância da Saúde Mental”, falando sobre as principais doenças psicológicas, com foco em depressão e ansiedade.ba9c2f46 e7c4 497d a7ed 2c5400f17e1c 1

O promotor de Justiça de Laranjal do Jari reforçou a importância de eventos como as palestras realizadas, para passar a mensagem da saúde mental a todos. “Boa parte da atuação do Ministério Público no município está associada a episódios que, muitas vezes, são justamente a origem de problemas relacionados à saúde mental, tais como abuso sexual de menores de idade, problemas de violência doméstica, falta de estrutura familiar e ausência (física e afetiva) de pais ou responsáveis de crianças e adolescentes. d692cd39 4ba4 4cc5 bc41 3d0e42cb6688Então, é de suma importância apoiar iniciativas como essa, para o fortalecimento da saúde mental e, sobretudo, a prevenção dos males a ela relacionados”, ressaltou Fabiano Castanho.

A iniciativa para a realização do evento foi da coordenadora do CAPS, Érica Pedroso, e que contou ainda com a presença do Prefeito de Laranjal do Jari, Márcio Serrão, do Secretário Municipal de Saúde, Marcel Jandson Menezes, e da representante do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Flávia Sideles, além de profissionais de saúde e representantes da comunidade.

SERVIÇO:

Vanessa Albino – estagiária de jornalismo
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: asscom@mpap.mp.br