MP-AP participa de passagem de Comando da Capitania dos Portos no Amapá

Publicado em 14/02/2020 18:18:38. Atualizado em 28/03/2024 14:46:21.

WhatsApp Image 2020 02 14 at 13.59.09O chefe de Gabinete da Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), promotor de Justiça João Furlan, representando a PGJ do MP-AP, Ivana Cei, participou na sexta-feira (14), da solenidade de Passagem de Comando, realizada na Capitania dos Portos do Amapá (CPAP), no município de Santana. Na ocasião, o capitão de Fragata da Marinha do Brasil, Carlos Augusto de Souza Júnior, sucedeu o capitão de Fragata da Marinha do Brasil Fernando Cézar da Silva, como dirigente da instituição. O evento foi presidido pelo comandante do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), vice-almirante Newton de Almeida Costa Neto.

A Capitania dos Portos do Amapá integra o Com4ºDN, que atua nos estados do Amapá, Maranhão, Pará e Piauí. Além da defesa e patrulhamento dos rios, trabalha em ações sociais e de saúde junto aos ribeirinhos que residem em comunidades do Amapá e demais regiões de difícil acesso na Amazônia.WhatsApp Image 2020 02 14 at 13.59.10

Durante a solenidade, o capitão Carlos Augusto Souza Júnior afirmou ter muito orgulho e satisfação em repassar sua função para um oficial que faz jus à ética e compromisso da Marinha do Brasil. Ele destacou algumas realizações de sua gestão à frente da organização militar e agradeceu a contribuição de todos que o ajudaram nesta trajetória.

O dirigente da Marinha do Brasil no Amapá empossado enalteceu os avanços realizados pelo seu antecessor e garantiu empenho no novo desafio profissional. O capitão Fernando Cézar da Silva ressaltou que o momento é de grande alegria, visto que atuará numa região onde as pessoas lutam pela salvaguarda da vida humana, preservação dos rios e combate ao escalpelamento.

WhatsApp Image 2020 02 14 at 13.59.10 1João Furlan ressaltou a importância da Marinha no Amapá, parabenizou o capitão de Fragata que deixa o cargo pelos relevantes serviços prestados e desejou sucesso ao novo comandante da CPAP.

“A presença da Marinha do Brasil é muito importante para estruturar uma base de operações que permita a plena atuação estratégica no Extremo Norte do país. Além de auxiliar a restringir a ocorrência de delitos transfronteiriços como contrabando, mineração ilegal, narcotráfico, tráfico de armas, tráfico de pessoas e tráfico de recursos naturais, eles possuem um trabalho maravilhoso levando saúde e cidadania para as comunidades ribeirinhas. Sua atuação é muito importante no Amapá. Em nome da PGJ Ivana Cei, parabenizo o capitão Fernando Cézar pela gestão e desejo sucesso ao novo comandante da CPAP. Nós do MP-AP estamos à disposição para auxiliar essa nova gestão no que for possível”, afirmou o chefe de Gabinete da PGJ.

Missão da CPAP

"Cumprir e fazer cumprir a legislação, os atos e normas, nacionais e internacionais que regulam os tráfegos marítimos, fluvial e lacustre; fiscalizar os serviços de praticagem;WhatsApp Image 2020 02 14 at 13.59.10 2 realizar inspeções navais e vistorias; instaurar e conduzir Inquéritos Administrativos sobre Fatos e Acidentes da Navegação; auxiliar o Serviço de Salvamento Marítimo; concorrer para a manutenção da sinalização náutica; e coordenar, controlar e/ou ministrar cursos do Ensino Profissional Marítimo (EPM), a fim de contribuir para orientação, coordenação e controle das atividades relativas à Marinha Mercante e organizações correlatas, no que se refere à segurança da navegação, defesa nacional, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica".

Autoridades presentes

WhatsApp Image 2020 02 14 at 13.59.09 1Participaram do evento o governador do Amapá, Waldez Góes; o prefeito de Macapá, Clécio Luís, o general da 22ª Brigada do Exército, Adilson Giovani Quint, o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, o desembargador João Lages; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, desembargador Romel Oliveira; o procurador chefe da Procuradoria geral da União, Utan Lisboa Galdino; o Comandante da Polícia Militar do Amapá, coronel João Matias; o Coronel Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, Wagner Coelho; a deputada Estadual Cristina Almeida; o desembargador vice-presidente e corregedor-geral do TRE/AP, Gilberto Pinheiro; o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Carlos Corrêa; o suplente do senador Davi Alcolumbre, Josiel Alcolumbre; o presidente da Sociedade Amigos da Marinha do Amapá (Soamar), Glauco Cei; o juiz de Direito, Vitor Queiroz; o juiz Federal, Leonardo Hernandes Soares; o comandante do 34° Batalhão de Infantaria de Selva, tenente-coronel Fábio Linhares da Cruz; o comandante do Batalhão Ambiental, tenente-coronel Adamor de Oliveira Gonçalves; o comandante do 4° Batalhão,  tenente-coronel Diogo Sidral de Lima; o comandante do 4° agrupamento militar do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, major Orielson Pantoja; a vereadora do município de Santana, Helena Lima; o alto escalão do comando da Marinha do Brasil no Estado; imprensa e sociedade civil organizada.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá

Gerente de Comunicação – Tanha Silva

Núcleo de Imprensa

Coordenação: Gilvana Santos

Texto: Elton Tavares – Assessor de Comunicação

Contato: (96) 3198-1616