MP-AP participa de reunião para discutir implantação de radioterapia no Hospital de Amor, unidade Macapá

Publicado em 05/12/2019 22:02:04. Atualizado em 18/04/2024 00:09:29.

Hospital de Amor 1

 Nesta quinta-feira (5), o coordenador das Promotorias de Defesa da Saúde, promotor de Justiça André Araújo, representando a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Ivana Cei, participou de reunião, no Hospital de Amor (localizado na Zona Norte de Macapá), para discutir projeto que visa implantar o serviço de radioterapia nessa unidade hospitalar, referência em tratamento e prevenção ao câncer no Brasil

As tratativas para implantar a radioterapia iniciaram junto à direção nacional do Hospital de Câncer de Barretos, agora Hospital do Amor, para que em 2020, o serviço possa ser oferecido aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Amapá.

Durante o encontro, que mobilizou ainda, representantes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Tribunal de Justiça (Tjap) e Bancada Federal, os diretores do hospital apresentaram estatísticas dos exames de prevenção feitos no Estado, revelando alto índice casos de câncer diagnosticados.
Hospital de Amor 2

“Essas pessoas necessitam de atendimento. Precisamos avançar nas discussões para que a população amapaense possa ter acesso a esse serviço tão essencial. É visível a carência na oferta desse tratamento. O presidente nacional do Hospital de Amor, Dr. Henrique Prata, sugeriu que façamos uma apresentação das nossas demandas, afim de serem analisadas por toda a diretoria”, manifestou Everton Zem.

O promotor André Araújo relembrou que essa é uma antiga reivindicação, objeto, inclusive, de ações do MP-AP cobrando as devidas providências. “Já discutimos isso há anos, mas, infelizmente, nossos pacientes de câncer continuam submetidos às mais adversas condições de tratamento, que em sua maioria acaba sendo realizado via TFD (Tratamento Fora de Domicílio, a um custo muito alto para o próprio Estado. Até quando?”, indagou.

Hospital de Amor 3

Uma das etapas a serem vencidas para a implantação da radioterapia no Hospital de Amor é o credenciamento, pelo Governo do Estado, para que esse e outros serviços de tratamento ao câncer possam ser ofertados no hospital. Para o chefe de gabinete do senador Davi Alcolumbre, Jardel Nunes, essa pode ser uma grande oportunidade para o Amapá.

“Acho que essa é uma medida importante e não pode mais esperar. Temos aqui um hospital referência em oncologia e agora precisamos de decisão política para que a Sesa transfira esses atendimentos para cá, um local com estrutura excelente”.

Estavam presentes também, o deputado estadual Jaci Amanajás; o representante da Alap em Brasília, Elpídio Amanajás; a chefe de gabinete do desembargados Carlos Tork, Vitória Machado; a secretária-adjunta da Sesa, Clélia Gondin; e João Bosco Alfaia, pela sociedade civil.

SERVIÇO:

Ana Girlene
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: asscom@mpap.mp.br