MP-AP realiza Círculo de Diálogo com grupo de pacientes oncológicos “Unidos pela Vida e pelo Amor”

Publicado em 07/08/2020 22:53:17. Atualizado em 28/03/2024 13:12:48.

d4a2165d 1951 4a8e 991f 4d2b7e6477bfO Ministério Público do Amapá (MP-AP) realizou nesta sexta-feira (7), na Procuradoria-Geral de Justiça – Promotor Haroldo Franco, um Círculo de Diálogo com representantes do grupo denominado “Pacientes Oncológicos Unidos pela Vida e pelo Amor” (Pouva). A atividade foi executada pelo Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas (NMCPR) e pelo Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Nupia), do MP-AP. O objetivo foi a escuta ativa sobre as necessidades dos participantes, para que o órgão ministerial elabore um diagnóstico, visando à construção de um plano de ações coletivas em apoio à organização não governamental.

O Círculo de Diálogo contou com a participação dos coordenadores do NMCPR e Nupia, respectivamente, promotores de Justiça Sílvia Canela e Milton Ferreira do Amaral Junior, bem como das equipes técnicas dos Núcleos do MP-AP. Durante o encontro, foram listados os problemas e dificuldades emocionais dos pacientes oncológicos.

As representantes do grupo elogiaram o Círculo de Diálogo e agradeceram a iniciativa. "Foi uma honra estar aqui neste momento. Hoje, levamos deste Círculo de Diálogo uma esperança de dias melhores e muito positivismo; é isso que estamos precisando no momento. Agora é ter fé e acreditar que vai dar tudo certo", pontuou Léa Learte, que é paciente oncológica e diretora da Pouva.

Ação ministerial contínua

A iniciativa ocorreu por determinação da procuradora-geral de Justiça do MP-AP, Ivana Cei, após reunião com a Pouva, ocorrida no final de julho de 2020. Isto porque, à época, o MP-AP recebeu demandas do grupo, referentes à falta de medicamentos de uso diário, exames de imagem, espaço inadequado para tratamento e carências como acolhimento na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), instalada no Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL).01a844eb fdb9 46a8 a733 9846692a04b0

Muitos dos pacientes foram abandonados pelas famílias e, por conta disso, a PGJ do MP-AP convidou os coordenadores do Nupia e do Núcleo de Mediação de Santana para orientar e dar suporte aos pacientes e seus familiares, junto ao serviço social da Unacon, por meio das ferramentas de práticas restaurativas, utilizadas pelas duas unidades especializadas do MP-AP.

A ação é feita paralelamente à atuação do MP-AP junto ao Poder Executivo Estadual para soluções das dificuldades enfrentadas na Unacon.

Acolhimento

O promotor de Justiça Milton do Amaral falou em nome dos coordenadores do NMCPR e Nupia sobre a construção do acolhimento aos familiares e enfermos.

d1920d5b e5a0 4227 9ac8 55702922647d"Hoje nós tivemos uma oportunidade de ouvir os pacientes e alguns profissionais da Unacon. Existe muita desconformidade entre o que é ofertado aos pacientes e aquilo que está previsto em lei. As adequações são necessárias para que as pessoas possam ter o mínimo de dignidade no tratamento e no acompanhamento, na orientação, em todos os processos que envolvem o cuidado e responsabilidade do Estado com essas pessoas. E, nós do MP-AP, nos propomos ajudar a estruturar toda essa dinâmica para que o serviço possa atender e se adequar àquilo que é preconizado pelo Ministério da Saúde", destacou Milton do Amaral.

"Também nos atemos às questões que são inerentes à assistência social, que foi a delimitação do tema que eles trouxeram, as necessidades que não tinham sido contempladas em nenhuma outra reunião que eles consideravam que seriam prioridades, e essa foi a fala. Então nós identificamos a falta de acolhimento, a falta de cuidado e orientação de encaminhamento e organização. Com o apoio das entidades que estão envolvidas, pretendemos ajudar a chegar à situação ideal", finalizou o coordenador do Nupia.

A atividade contou com o apoio das servidoras: Lidiane Almeida (Nupia) e Dionária Mota (NMCPR).

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Coordenação: Gilvana Santos
Texto: Elton Tavares
Contato: asscom@mpap.mp.br