MP-AP realiza Processo Seletivo para programa Adolescente Aprendiz

Publicado em 02/07/2014 18:23:33. Atualizado em 19/04/2024 03:40:01.

Processo SeletivoNo último domingo, 29, o Ministério Público do Amapá (MP-AP) realizou o II Processo Seletivo para formação do Cadastro de Reserva do Quadro de Adolescente Aprendiz do MP-AP. Os jovens são selecionados para atuarem como auxiliares dos servidores nas funções institucionais. O Programa de qualificação de adolescentes acontece em todos os Ministérios Públicos do Brasil e é regulamentado pelo Conselho Nacional de Ministério Público (CNMP), e o Amapá foi o primeiro a implantar.

Através dele são selecionados jovens que estejam cursando e frequentando o Ensino Fundamental ou Médio e tenham entre 14 e 18 anos. Do total de vagas, 70% são destinadas para os que são, comprovadamente, de famílias com renda per capita inferior a dois salários mínimos, o restante é para os interessados em geral. Todos os inscritos devem ter disponibilidade para cumprir integralmente a carga horária diária de quatro horas, no período matutino.

No total se inscreveram 722 candidatos, destes, compareceram para fazer a prova 652. Este programa é amparado pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), o que dá direito à remuneração de um salário mínimo e garantias trabalhistas, como vale-transporte, vale-refeição, 13° salário, seguro contra acidentes e outros.  De acordo com o Edital, os classificados serão chamados a ocupar as vagas surgidas ao longo dos 12 meses após o Processo Seletivo, de acordo com a necessidade, conveniência e oportunidade, observando sempre a disponibilidade de vagas.

O Ministério Público destina ainda 5% das vagas para portadores de deficiência, que são as portadoras de necessidades especiais, em caráter permanente, física, sensorial ou mental. Somente um candidato portador de deficiência se inscreveu, porém não compareceu para a prova.

O contrato de Aprendizagem terá a duração de, no mínimo, um ano, e no máximo dois, com jornada diária de quatro horas, destas, quatro dias ficam no local de trabalho e outro é dedicado para capacitação teórica obrigatória no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). No total o MP-AP tem, em Macapá e Santana, 30 Adolescentes Aprendizes que, junto com o programa de estágio, que tem 150 jovens do nível médio e superior em todas as comarcas, contribuem com a qualificação dos participantes e ajudam na entrada do mercado de trabalho.

O resultado será divulgado no dia 15 de julho.

 

SERVIÇO:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá

Contato: (96) 3198-1616/(96) 8121-6478 Email: asscom@mpap.mp.br