Planejamento do MP-AP apresenta resultados e entra em fase final de implantação

Publicado em 29/08/2014 20:33:40. Atualizado em 20/04/2024 09:08:32.

Ministério Público do Amapá O processo de implantação do Planejamento Estratégico do Ministério Público do Amapá (PE do MP-AP) continua evoluindo e encontra-se em sua fase final.

Neste processo, o PE do MP-AP, atendendo a uma orientação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), revisou seu mapa estratégico, definiu e alinhou novos objetivos e indicadores, realizou Fóruns de Gestão e pesquisas de opinião, capacitou membros e servidores, definiu o Portfólio de Projetos estratégicos, alinhou e inseriu projetos no Banco de Projetos do CNMP, além de elaborar um Plano de Comunicação Estratégica.

Encontra-se em fase de conclusão a elaboração de documentação dos Projetos Estratégicos prioritários, o Plano Diretor de Tecnologia de Informação (PDTI), a reformulação e normatização do Escritório de Projetos, além de capacitações voltadas aos membros e servidores, a elaboração e publicação do livro com o Plano Estratégico do MP-AP. Após as capacitações, previstas para o mês de setembro, será realizada a Reunião de Avaliação da Estratégia (RAE), a fim de verificar os primeiros resultados colhidos com a Gestão Estratégica.

Todas essas ações contribuem fundamentalmente para subsidiar as decisões administrativas e finalísticas da atuação institucional, no desenvolvimento de projetos inovadores e na elevação do patamar de quantidade e qualidade na prestação dos serviços institucionais para recepcionar as demais fases do projeto, essenciais à efetiva modernização da sua gestão.

“Agora nossa meta é concretizar os resultados institucionais do mapa estratégico. A execução dessas ações acontecerá por meio de projetos e processos, acompanhado por indicadores, devidamente inserido no orçamento da instituição. Isso dará efetividade aos objetivos definidos no nosso mapa estratégico”, explicou Eliana Pinho.

O planejamento foi dividido em diferentes etapas, passando pela capacitação de servidores da área de planejamento e áreas afins, implantação de um modelo de gestão, que determina o processo de tramitação dos projetos, e entra agora na fase de execução e avaliação.

Dentre os projetos estratégicos definidos no Portfólio de Projetos, 9 já tiveram sua documentação 100% elaborada, 5 encontram-se em processo de elaboração e validação, e os demais em fase de avaliação de custo e de prazo para implementação. O resultado significante é que, dos 9 projetos com documentação elaborada, 4 já estão em execução, sendo que 3 já existiam na instituição e foram alinhados ao novo modelo de gestão: URANO, B.I. e SICAVID. O outro que está em execução é o projeto “Círculos Restaurativos”, que foi elaborado nas Oficinas de Projetos. “Estes projetos potencializaram o trabalho do Ministério Público significativamente, proporcionando agilidade, economia e eficácia”, afirmou Eliana Pinho.

O Chefe de Gabinete da PGJ e Gerente do Planejamento Estratégico, Roberto Álvares, afirma que a população teve papel fundamental na formulação dos projetos. “O MP realizou fóruns nos municípios de Macapá, Oiapoque, Laranjal do Jari e Santana. Esse foi o momento de ouvir a sociedade de modo a melhorar o nosso trabalho em prol da garantia de direitos da população do Estado e, a partir disso, desenvolver projetos”, concluiu.


SERVIÇO:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá

Contato: (96) 3198-1616/(96) 8121-6478 Email: asscom@mpa.mp.br