Promotoria de Meio Ambiente reafirma parceria com SEED para incentivo ao projeto Escola Verde

Publicado em 24/01/2019 17:03:14. Atualizado em 28/03/2024 09:07:48.

Escola VerdeA parceria entre a Promotoria de Meio Ambiente de Macapá (Prodemac) e a Secretaria de Estado da Educação (Seed), através da Unidade de Educação Ambiental (UEA), reiniciou nesta quinta-feira, 24, com a entrega de material agrícola para o projeto “Escola Verde: Horta Escola Empreendedorismo Sustentável”. O fomento à iniciativa começou em dezembro de 2017, e durante o ano de 2018, com o incentivo da Promotoria, as escolas inseridas no projeto aumentaram de 10 para 30. A coordenadora do projeto, Marcelina Neta, agradeceu a continuidade e afirmou a importância do apoio do Ministério Público do Amapá (MP-AP).  

 

O projeto Escola Verde é uma atividade de educação ambiental que incentiva a construção de hortas nas escolas estaduais, que são cuidadas por alunos e professores, que recebem orientação técnica. Os alimentos produzidos nas hortas são utilizados na merenda escolar e comercializadas na comunidade, incentivando a produção de alimentos orgânicos e o empreendedorismo. A adesão de alunos e educadores transformou o projeto em modelo, e atualmente eles formam um grupo de cidadãos conscientes e responsáveis pela promoção de bons hábitos  alimentares e preservadores da natureza.

 

Em 2018 a Prodemac investiu no projeto cerca de R$ 19 mil em material agrícola. O material doado é oriundo de multas de prejuízos ambientais causados por empresas e pessoas, cujas infrações são convertidas em instrumentos para fomentar as hortas, como pás, enxadas, adubo, madeira, sementes, entre outros. As multas são definidas nos Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) e Ações Civis Públicas (ACPs), de acordo com a infração, o que pode ser paga em reparação do dano, no caso de desmatamento ou utilização irregular de Unidades de Conservação (UC), quando o infrator repõe o que foi danificado; ou a exemplo de poluição sonora, que com a impossibilidade de repor o silêncio, a multa é transformada em incentivo a projetos de educação ambiental.

 

Escola Verde1O encerramento do projeto em dezembro último, foi com a “Mostra Pedagógica em Educação Ambiental”, quando foram expostos verduras e legumes produzidos nas hortas, e outros produtos gerados a partir do Escola Verde, como tortas, sucos, patês, risoto, sobremesas, feitos com a colheita, e as plantas medicinais, que agora passam a ser produzidas nas escolas. A produção de pratos e o reaproveitamento de talos e cascas são incentivados em oficinas ministradas pela professora Nelma Aood, que cria receitas e ensina crianças e adolescentes a confeccionar.

 

No retorno da parceria, o promotor de justiça Marcelo Moreira assinou junto com Marcelina Neta o Termo de Doação, repassando plástico para cobertura das hortas e madeiras. O promotor ressaltou a renovação da parceria. “Estamos avançando com a parceria, e precisamos aperfeiçoar o projeto para que seja ampliado. Defendemos a qualidade de vida, e a Seed trabalha com os agentes da educação ambiental, que são os alunos. Transformamos multas em benefícios ambientais, e precisamos dos alunos para propagarem as ações ambientais”.

 

Serviço:

Mariléia Maciel - assessora do CAOP/AMB

Assessoria de comunicação do MP-AP

Contato: (96) 3198-1616

E-mail: asscom@mpap.mp.br