Sustentabilidade: Novo edifício sede do MP-AP reduz impacto ao meio ambiente com economia de água e energia

Publicado em 23/02/2015 13:10:03. Atualizado em 29/03/2024 12:20:26.

Inaugurado em dezembro de 2014, o edifício sede do Ministério Público do Amapá (MP-AP), “Promotor Haroldo Franco”, foi construído seguindo padrões técnicos de sustentabilidade. O prédio localizado no bairro Araxá, Orla de Macapá, possui sistemas de tratamento de esgoto e instalações elétricas e hidráulicas que geram economia de energia e água.

Os andares do edifício são bem iluminados e a maior parte da luz é natural, pois todos os pavimentos possuem aberturas. As salas de trabalho também são adaptadas para permitir que os raios do sol iluminem os ambientes. Aberturas em todos os andares permitem a entrada de luz natural

Nas escadas há luminárias com sensor de presença (infravermelho) que ativam a luz por alguns segundos quando detecta movimento e apagam-se quando a ação é interrompida.

O sistema de refrigeração do prédio é automatizado. Todas as centrais de ar são controladas por computadores que monitoram a temperatura e tempo de funcionamento. Um aparelho pode ser desligado remotamente, por exemplo, caso algum fique ligado após o fim do expediente.

Todos os banheiros são equipados com torneiras automáticas que desligam sozinhas após pouca quantidade de água, devendo ser pressionada novamente para ligar. Este sistema gera até 40% de economia de água.

Do lado de fora do edifício foi construída uma moderna estação de tratamento de esgoto. “A água com impurezas que retorna do prédio passa por diversas etapas para ser despoluída e devolvida ao meio ambiente”, destacou o engenheiro Robson Naiff, diretor de Divisão de Engenharia e Arquitetura do MP-AP. O processo chega a levar até 20 dias, na fase líquida e sólida, para que sejam retirados todos os dejetos.

“Sempre buscamos nas obras do MP-AP construir instalações que atendam conceitos de funcionalidade, economicidade e totalmente acessível e sustentável. Nossos servidores trabalham em ótimas condições para que prestem o melhor atendimento possível à comunidade. Valorizamos o público interno, mas com foco na prestação de serviço aos que procuram o MP-AP”, destacou a procuradora-geral de Justiça do MP-AP, Ivana Cei.


SERVIÇO:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá

Contato: (96) 3198-1616/(96) 8121-6478 Email: asscom@mpap.mp.br