Desde o dia 30 de agosto de 2016, um dos serviços mais importantes para a manutenção das atividades administrativas a telefonia fixa vem sofrendo mudanças. Com o novo provedor de telefonia fixa, a Divisão de tecnologia e telecomunicações vem trabalhando em conjunto com a equipe da contratada desde a instalação dos equipamentos da mesma com o objetivo de fazer a total portabilidade mantendo assim a os números dos ramais atuais mesmo com o termino do antigo contrato.

Uma das grandes novidades durante essa nova fase da telefonia do ministério publico está sendo a expansão da telefonia VOIP (voz sobre IP), ou seja, transforma sinais de áudio analógicos, como em uma chamada, em dados digitais que podem ser transferidos através da Internet sobre o protocolo de rede IP.

Essa novidade proporcionou ao Complexo da Zona Norte realizar e economizar em ligações corporativas para os demais prédios, além de melhorar a comunicação entre os setores, prédios e membros que compõem o Ministério Público do Estado do Amapá.