DSC00283Após alguns estudos finalizamos a implantação de um novo sistema de gerenciamento de internet para o Ministério Público do Amapá. Como é de praxe o MP sai na frente novamente utilizando um novo software chamado LUSCA para compartilhamento de internet.

O LUSCA é um software livre e gratuito, desenvolvido com as mais recentes tecnologias para aceleração de acesso a internet. Dentre as principais vantagens deste novo recurso destacamos:

ESTABILIDADE: O LUSCA consome menos processador e menos memória, o que torna o sistema mais estável e tolerante a falhas.

REDUNDÂNCIA: A nova solução contempla 2 servidores de internet, o que permite em que caso de falha a internet continue funcionando somente com um servidor.

ESCALABILIDADE: Permite o futuro aumento de banda de internet sem a necessidade de aquisição de um servidor mais potente, bastando apenas aumentar a quantidade de servidores virtuais.

VELOCIDADE: A solução gera instantaneamente um aumento de desempenho de 30% permitindo assistir vídeos em tempo real, hoje a internet do MPAP é uma das melhores do Estado do Amapá.

BALANCEAMENTO: O fato de utilizar mais de um servidor de internet traz como um dos benefícios o balanceamento de carga que permite dividir as tarefas em mais de um servidor de internet, acelerando o acesso exponencialmente.

FLEXIBILIDADE: O novo sistema permite um melhor controle de acesso, permitindo a implementação de restrições por horário, por rede, por serviço e por usuário.


Lindomar Ferreira Góes, chefe da seção de Banco de Dados do DTI