Covid-19: Em audiência judicial, Estado assume compromisso de abrir mais 11 leitos de UTI no HU, nos próximos dois dias

Publicado em 12/03/2021 19:42:55. Atualizado em 19/04/2024 07:11:55.

WhatsApp Image 2021 03 12 at 15.44.45Em audiência judicial virtual, realizada pela 4a Vara Cível de Macapá, nesta sexta-feira (12), o Estado do Amapá assumiu o compromisso de abrir, até domingo (14), mais 11 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital Universitário (HU), para pacientes com Covid-19. A audiência é resultado de Ação Civil Pública (ACP), ajuizada em maio do ano passado, pela Promotoria de Defesa da Saúde do Ministério Público do Amapá (MP-AP) e Defensoria Pública do Estado (DPE).

Na ação, MP-AP e Defensoria já apontavam a carência de leitos naquele período e a necessidade de ampliar a estrutura de atendimento dos pacientes com Covid-19 no Amapá, a fim de assegurar um atendimento adequado à população no curso da pandemia. "Infelizmente, embora estivéssemos alertando para uma segunda onda, as providências não foram tomada em tempo hábil e hoje padecemos novamente com carência de leitos", reforçaram os promotores da Saúde, Fábia Nilci e Wueber Penafort.

Segundo o Sistema de Regulação do Estado, hoje, 11 pacientes aguardam internação em leitos de UTI e dois necessitam de leitos clínicos. Nos hospitais privados o quadro é o seguinte: dos 100 leitos do São Camilo, só 10 estão vagos; dos 24 do Hospital Central de Macapá, 6 vagos.

Outro grave problema é a carência de aparelhos de hemodiálise. No HU, somente três equipamentos estão em funcionamento. Sobre essa demanda, durante a audiência judicial, conduzida pela juíza Alaíde de Paula, o titular da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), Juan Mendes, disse que, nos próximos 15 dias, outras duas máquinas de hemodiálise devem entrar em funcionamento, totalizando cinco.

Persiste, no entanto, a preocupação com a falta desse equipamento de hemodiálise em municípios, como Laranjal do Jari, o que obriga a transferência imediata de pacientes em estado grave para Macapá, aumentando, com isso, a fila por leitos no principal Centro Covid do Estado, instalado no HU.

A Promotoria da Saúde informou, ainda, que continua recebendo denúncias diárias de falta de insumos e medicamentos, como noradrenalina, sedativo, antibiótico de 3 e 4 geração e máscaras de alto fluxo, luvas, dentre outros.

Uma nova audiência foi designada para segunda-feira (15), às 10:30h, para apurar se as providências foram adotadas.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação - Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Ana Girlene
E-mail: asscom@mpap.mp.br
Contato: (96) 3198-1616