MP-AP e TJAP promovem oficina de Constelação Familiar no Centro de Internação Provisória

Publicado em 03/10/2018 17:32:42. Atualizado em 20/04/2024 01:19:57.

constelação do cip editadaO Ministério Público do Amapá (MP-AP), em parceria com o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), promoveu na última quinta-feira (27), uma oficina de Constelação Familiar no Centro de Internação Provisória do Amapá (CIP). Dezenas de reeducandos do CIP participaram da ação. O objetivo é promover a cultura da paz no ambiente socioeducativo.

A capacitação foi ministrada pela consteladora Marilise Einsfeldt, por meio do projeto “Constelação no Cárcere”, que consiste no projeto piloto de oficinas no Sistema Socioeducativo.

O curso faz parte de uma experiência voluntária da especialista, em cooperação com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos (Nupemec) do TJAP.

A temática utilizada foi “Como estou na selfie?”, com um viés dentro da linguagem dos jovens. Marilise Einsfeldt aplicou atividades fazendo com que cada participante percebesse seus relacionamentos anteriores e sobre a expectativa de relações futuras.

A promotora de Justiça substituta, Clarisse Alcântara, afirmou que foi sua primeira experiência como observadora de uma Constelação Familiar. Para ela, é muito importante que o Ministério Público do Estado e a Justiça venham avançando na aplicação das práticas restaurativas.

“É um novo olhar sobre a ação socioeducativa, que vê o adolescente em cumprimento de medida como uma pessoa responsável por seus atos, mas também como alguém da nossa convivência e por quem devemos atuar em busca da paz social”, disse.

A oficina no CIP foi ministrada para adolescentes em conflito com a Lei, que ainda estão em situação de internação provisória; técnicos do CIP, além da defensora pública Maricélia Gomes da Silva.

Dias antes, a qualificação ocorreu também no Núcleo de Medida Socioeducativa de Internação Masculina (Cesein) e internas do Centro Socioeducativo de Internação Feminino (CIFEM).

 

Serviço:

Assessoria de comunicação do MP-AP, com informações do TJAP

Contato: (96) 3198-1616

E-mail: asscom@mpap.mp.br