O Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), abriu na manhã desta segunda-feira (17), o curso de “Gestão de Estratégias com BSC”, ministrado pela instrutora Nicir Maria Gomes Chaves. A capacitação visa oferecer aos membros e servidores da instituição uma visão sistêmica e abrangente de estratégias para a construção de uma boa gestão, sendo uma ferramenta facilitadora no desenvolvimento das equipes para alcançar objetivos comuns. O treinamento seguirá até a próxima quarta-feira (19).
No MP-AP, a Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) busca conhecimento para utilizar essa ferramenta na construção do novo Planejamento Estratégico 2020-2029, que orientará a atuação ministerial nos próximos 10 anos, e com isso poder elaborar de forma coletiva o Mapa Estratégico com objetivos que estejam o mais próximo possível dos anseios da sociedade.
Na abertura do evento, a coordenadora do CEAF, procuradora de Justiça Maria do Socorro Milhomem Monteiro Moro, falou sobre a importância do curso em agregar conhecimento para a instrução do novo Planejamento Estratégico da instituição.
“Temos que ter o nosso planejamento da melhor forma possível. Por isso, nós trouxemos a Nicir, que é instrutora da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e da Escola de Administração Fazendária (ESAF), para enriquecer nossas ações do planejamento, para que possamos atender as recomendações do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no nosso próximo Planejamento institucional”, frisou.
Em seguida, o coordenador da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE/MP-AP), promotor de Justiça João Paulo de Oliveira Furlan, falou sobre as expectativas.
“Quando falamos em Planejamento Estratégico pensamos em algo intangível. Mas, não é. Queria pedir que todos os participantes deste curso aproveitassem ao máximo os ensinamentos que serão ofertados, para que possamos trazer para o nosso planejamento as melhores ações e ideias possíveis nos próximos 10 anos”, salientou.
Sobre a qualificação
Balanced Scorecard é uma ferramenta de planejamento estratégico na qual a entidade tem claramente definidas as suas metas e estratégias, visando medir o desempenho, através de indicadores quantificáveis e verificáveis.
A metodologia BSC foi inicialmente divulgada no ano de 1992, por Robert S. Kaplan, professor da Harvard Business School e David P. Norton, presidente da Renaissance Solutions, através de um artigo onde definiam parâmetros para avaliação e melhoramento do desempenho das empresas.
O método consiste em determinar de modo balanceado as ligações de causa/efeito entre os indicadores de avaliação dos objetivos estratégicos, que possuem a capacidade de reunir elementos importantes para facilitar e acompanhar o andamento da estratégia.
“Que esse não seja só um momento de sala de aula, que possamos levar o conhecimento aqui compartilhado, bem lá pra frente. Espero que todos possam compreender que planejar não é algo para um determinado momento, é algo que deve ser frisado para o futuro. Tenho certeza que os senhores sairão daqui com conhecimento suficiente para elaborar o próximo Planejamento Estratégico 2020/2029 do MP-AP”, ressaltou Nicir Maria.
Nicir Maria Gomes Chaves é Mestre em Direção e Gestão em Sistemas de Seguridade Social (Espanha); Especialização em Gestão Pública, pela Faculdade Venda Nova do Imigrante; MBA em Gestão de Processo de Negócio, pela Faculdade Futura; Graduada em Administração pela Universidade Federal de São João Del Rei e em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá.
SERVIÇO:
Luanderson Guimarães
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: asscom@mpap.mp.br