A distribuição eletrônica de inquéritos policiais para Varas Criminais é discutida pelo MP-AP com Tjap e Polícia Civil

Publicado em 05/08/2021 18:59:14. Atualizado em 19/04/2024 16:41:41.

WhatsApp Image 2021 08 05 at 15.35.30Nesta quinta-feira (4), em reunião por videoconferência, o Ministério Público do Amapá (MP-AP) reuniu com o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) e a Corregedoria-Geral da Polícia Civil para alinhar um novo processo para distribuição dos inquéritos policiais tornando o juízo prevento, desde a sua origem. Participaram o chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, João Furlan, e os promotores de Justiça com atuação na área Criminal, Vinicius Carvalho e Jander Vilhena (coordenador), com o juiz auxiliar da presidência do Tjap, Nilton Bianquini, a corregedora-geral da Polícia Civil, delegada Sheila de Oliveira, e participação dos servidores do MP-AP, Fred Amaro (Departamento de Tecnologia da Informação) e Ronaldo Junior (Promotorias Criminais).

O chefe de gabinete do MP-AP repassou o resultado das tratativas realizadas com o Tjap para viabilizar o juízo prevento, desde a origem, e abriu a discussão com base na minuta elaborada pelas duas instituições para que fosse apreciada pela representante da Polícia Civil.

A regulamentação, por meio de ato conjunto, para oficializar a nova forma de distribuição, visa otimizar a atuação dos promotores de Justiça que atuam na área, em razão da transformação das Promotorias de Justiça de Investigações Cíveis, Criminais e de Segurança Pública (PICC-SP) com absorção das atribuições pelas Promotorias de Justiça Criminais. A mudança visa cumprir uma recomendação da Corregedoria Nacional do Ministério Público, com base em relatório resultante da Correição Extraordinária realizada no MP-AP, em dezembro de 2020, aprovado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), justificou o membro do MP-AP.

WhatsApp Image 2021 08 05 at 15.35.31A corregedora-geral levantou algumas questões e ficou de levar ao conhecimento do delegado-geral de Polícia Civil, Antônio Uberlândio Gomes, por envolver vários setores da instituição o procedimento de envio de inquéritos.

WhatsApp Image 2021 08 05 at 15.35.30 2Os promotores da área Criminal, Vinicius Carvalho e Jander Vilhena, sugeriram algumas alterações para a formalização do ato conjunto, com vistas a adequar também às atividades de registros pelas Delegacias de Polícia.

Na ocasião, o juiz Bianquini reforçou a viabilidade quanto ao registro no sistema do judiciário com estabelecimento do juízo prevento - regra processual utilizada para fixar a competência, sem se opor.

Após os debates, ficou acordado entre as partes que os inquéritos registrados pela Polícia Civil permanecem inalterados até que haja uma discussão mais ampla.

WhatsApp Image 2021 08 05 at 15.35.31 2“Por enquanto o procedimento com a Polícia Civil permanece como está, via sistema Urano, além das tratativas que vêm sendo alinhadas para o envio e recebimento de Inquéritos Policiais diretamente das delegacias, via Tucujuris DOC. Com o tempo iremos ajustando da melhor forma para todos”, pontou João Furlan.

Uma próxima reunião, do MP-AP com a Polícia Civil, será agendada para as tratativas e melhor adequação de maneira a possibilitar que os promotores de Justiça da área criminal possam acompanhar os procedimentos do início ao fim, dando mais celeridade aos procedimentos.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Gilvana Santos
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: asscom@mpap.mp.br