MP-AP recebe imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré

Publicado em 25/09/2019 18:02:06. Atualizado em 18/04/2024 10:03:46.

peregrinação pelo mpA Procuradoria-Geral de Justiça – Promotor Haroldo Franco, sede do Ministério Público do Amapá (MP-AP), recebeu, na manhã desta quarta-feira (25), a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. A peregrinação da Santa pelas instituições públicas faz parte dos preparativos para o Círio de Nazaré, que será realizado na capital amapaense no dia 13 de outubro de 2019.dr. furlan durante o pai nosso

O tema deste ano é “Salve Maria, rainha da Amazônia missionária”, devido à Conferência da Amazônia e ao pedido do Papa Francisco para a intensificação das orações neste mês, que é do missionário. O período também foi escolhido pelo bispo Dom Pedro, em razão de Nossa Senhora ser a Padroeira da Amazônia.

dr. ivana com a santa 2Para receber a imagem, houve a apresentação da banda da Polícia Militar do Amapá (PM-AP). Na ocasião, o padre Rafael Donnaschi celebrou Missa no auditório do MP-AP, com a participação de cantores da Diocese de Macapá. Na ocasião, membros e servidores do órgão ministerial se fizeram presentes e receberam as bênçãos da Santa.dr. raimunda clara durante a consagração de nossa senhora

Durante a missa, a procuradora-geral de Justiça do MP-AP, Ivana Cei, ressaltou a alegria de receber Nossa Senhora de Nazaré no órgão, por ser a mãe de todas as nações. Pediu bençãos e que a santa contagiasse todos os membros e servidores e suas famílias de paz.

visitada imagem 2019 8“Que Nossa Senhora continue nos protegendo, intercedendo por esse povo amazônida, tão rico em diversidade. Na biodiversidade múltipla que talvez em nenhum lugar do mundo nós tenhamos. Que ela continue dando força e pedindo por nós, para que a nossa mãe Terra, nossa oca, continue sendo profícua”, pontuou a procuradora-geral de Justiça do MP-AP, Ivana Cei.padre rafael fazendo a homilia

 

A peregrinação

A peregrinação da imagem começou no início de setembro. A Santa percorrerá, até o dia que antecede o Círio de Nazaré, cerca de 60 locais, entre órgãos públicos, hospitais, igrejas e prédios da iniciativa privada em Macapá. A ação, que visa congregar fiéis para a celebração católica em honra à Nossa Senhora, é coordenada pela Diocese de Macapá, e conta com 30 voluntários que se revezam a cada visita nas instituições.

 O Círio de Nazaré

O Círio de Nazaré em Macapá é a maior festa religiosa do Estado e acontece já há 85 anos, foto geral de todos os participantes da celebraçãosempre no segundo domingo de outubro. O primeiro Círio foi realizado no dia 4 de novembro de 1934. Com um percurso de quatro quilômetros, a procissão sai do Santuário Nossa Senhora de Fátima, no bairro Santa Rita, pelas ruas de Macapá, até a Igreja São José. A manifestação católica faz parte do calendário histórico e cultural do Amapá.

Este ano são esperados mais de 150 mil fiéis na peregrinação pelas ruas da capital amapaense, com cerca de 400 voluntários no apoio do translado pelas vias da cidade. Os dados foram fornecidos pela coordenação do evento.

 SERVIÇO:

Elton Tavares – Diretor de comunicação

Texto: Vanessa Albino

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá

Contato: (96) 3198-1616

E-mail: asscom@mpap.mp.br