Atuação pela Vida: MP-AP participa do lançamento do projeto “Observatório do Comportamento Suicida na Adolescência”

Publicado em 11/09/2020 17:37:54. Atualizado em 27/07/2025 22:50:13.

Sem títuloO Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio da Promotoria de Defesa da Saúde, com o projeto Atuação Pela Vida, participou na noite de quinta-feira (10), do lançamento do projeto “Observatório do comportamento suicida na adolescência”, realizado pelo grupo Amanã Espaço Colaborativo, que trabalha a valorização da vida. A iniciativa ocorreu de forma on-line, transmitida pelo Youtube. O projeto tem como objetivo principal possibilitar a pesquisa e implementar ações que possam diminuir a prática de suicídio entre os adolescentes no Amapá.

Durante o lançamento, promotora de Justiça Fábia Nilci, titular da Promotoria de Defesa da Saúde e coordenadora do projeto Atuação pela Vida do MP-AP, divulgou o cronograma de ações do projeto para 2020, o qual é focado na saúde mental, com palestras, escutas psicológicas e capacitações de profissionais que lidam de frente na prevenção ao suicídio.

“Estou contente em participar do lançamento de um projeto tão importante e divulgar as ações do projeto Atuação pela Vida, que existe há mais de um ano, onde ele surgiu da necessidade doSem título 2 fortalecimento da rede de proteção de quem está em sofrimento”, comentou Fabia Nilci.

A Promotoria de Defesa da Saúde trabalha, desde 2019, o projeto Atuação Pela Vida, em parceria com o Ambulatório de Atenção à Crise Suicida (Ambacs) da Universidade Federal do Amapá (Unifap). A ação consiste em mutirões de escutas psicológicas, com objetivo de estabelecer o cuidado permanente com a saúde mental e, assim, a prevenção ao suicídio em Macapá, por meio de três eixos: capacitações, escutas itinerantes e campanhas de sensibilização. Este trabalho resultou, no ano passado, em inúmeras atividades.

Além da participação da promotora de Justiça, a live contou com a apresentação de outros projetos voltados para a saúde mental, como o Ambacs, apresentado pelo psicólogo Washington Brandão, o Semeamar, com Marineide Almeida (FEAP) e também sobre o Centro da Valorização da Vida (CVV), com a doutora Jane Borges.

Para assistir a live de lançamento, basta clicar no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=DEvf4Y0fBJQ&feature=youtu.be

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Coordenação: Gilvana Santos
Texto: Elton Tavares e Vanessa Albino
Contato: asscom@mpap.mp.br