Atuação pela Vida: Promotoria da Saúde reúne com psicólogos e coordenação da AMBACS para articular ações voltadas ao “Setembro Amarelo”

Publicado em 25/08/2020 17:44:56. Atualizado em 29/03/2024 04:00:21.

promotoriasaudeNa última segunda-feira, 24, os promotores de Justiça de Defesa da Saúde do Ministério Público do Amapá (MP-Ap), Fábia Nilce e Wueber Penafort; os psicólogos Washigton Brandão e Luana Nunes (coordenadora interina do Ambulatório de Atenção à Crise Suicida - AMBACS), e a assessora técnica da Procuradoria -Geral de Justiça, Carla Pena, discutiram, em reunião virtual, estratégias de prevenção ao suicídio em Macapá, com definição da retomada gradual das atividades do Projeto Atuação pela Vida.

Em 2019, o Atuação pela Vida seguiu um cronograma de ações em parceria com o AMBACS da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Super Fácil do Governo do Estado (GEA), Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) e Federação Espírita do Amapá. Foram realizadas palestras, escutas psicológicas itinerantes e capacitação de agentes de saúde, tudo com foco no fortalecimento e ampliação das ações de saúde mental em Macapá, visando a prevenção do suicídio.

Durante a reunião foram discutidas a continuidade dessas atividades, em tempos de pandemia, reformulando os procedimentos que serão adotados, com protocolos de segurança impostos pelas autoridades, tais como distanciamento social, uso de máscaras, álcool em gel e número reduzido de participantes.

A promotora de Justiça Fábia Nilci apresentou o novo coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CAOP/MP-Saúde), Wueber Penafort, para engajá-lo ao projeto. Em sua fala, Wueber frisou a notícia de aumento dos casos de suicídio e a premente necessidade de continuidade dessas ações.1234

Washington Brandão, doutor em psicologia, destacou que "as ações dessa natureza são essenciais, pois, em primeiro lugar permite que possamos continuar a fortalecer uma cultura de prevenção do suicídio e de integração da rede de assistência, além de criar condições para a diminuição do tabu existente na sociedade acerca do suicídio e seus diferentes contextos."

Ao final, a promotora de Justiça Fábia Nilci, agradeceu a presença de todos e destacou que os trabalhos inerentes às escutas psicológicas e a formação continuada de profissionais da área de saúde mental são fundamentais para tentar suprir uma lacuna de cuidados que existe na saúde mental do Estado do Amapá.

Calendário de atividades já deliberadas para setembro

- No dia 10 de setembro - Dia D de prevenção ao Suicídio - haverá divulgação do vídeo “Viver é a melhor opção” e informativos online da AMBACS, que serão produzidos pelo MP-AP;

- Será reiniciado o mutirão de escuta psicológica para identificação de pessoas com ideação suicida, a partir do dia 19 de Setembro;

- Continuidade do curso de Capacitação em Identificação do Comportamento Suicida, com turmas de apenas 15 participantes presenciais, que serão treinados para serem multiplicadores em seus locais de trabalho, programados para iniciar na última semana de setembro;

A coordenadora interina do AMBACS, Luana Nunes, informou que em breve divulgará a nova data de realização do 3º Simpósio da Microrrede de Atenção à Crise Suicida, com o tema central: “Ampliação das possibilidades de cuidado em rede”.

O que é o Projeto Atuação Pela Vida

Projeto Atuação pela Vida que tem como objetivo maior a prevenção ao suicídio, por meio de três eixos – capacitações, escutas itinerantes e campanhas de sensibilização. Durante o ano de 2019 desenvolveu inúmeras atividades, dentre as quais:

EIXO CAPACITAÇÃO
- Palestras com o autor do Livro – Viver é sempre a melhor opção – ministrado pelo Escritor e Jornalista André Trigueiro +/- 800 participantes.
- Curso de Identificação do comportamento Suicida aos Agentes Comunitários de Saúde – Ministrados por Psicólogos voluntários da AMBACS/UNIFAP (Dr. Washington Brandão e Mônica Sena) +/- 600 ACS capacitados.
- Curso aos integrantes do SAMU – Ministrado por Psicólogos voluntários da AMBACS (Dr. Washington Brandão e Psicóloga Luana Nunes) +/- 30 participantes.
- Simpósio - Nos dias 05 e 06 de setembro o foi realizado 2º Simpósio da Microrrede de Atenção à Crise Suicida, realizado pelo Ambulatório de Atenção à Crise Suicida (AMBACS) em parceria com MPAP, na UNIFAP. +/- 300 participantes.

II EIXO ESCUTA PSICOLÓGICA ITINERANTE – COM PSICÓLOGOS VOLUNTÁRIOS DA AMBACS/UNIFAP
- I Escuta Psicológica Itinerante - Escola Estadual Reinaldo Damasceno, no bairro Novo Buritizal. Data de Realização: 28/09/2019.
- II Escuta Psicológica Itinerante - Escola Estadual Deuzuite Cavalcante e Colégio Amapaense. Data de Realização: 19/10/2019
- III Escuta Psicológica Itinerante - Escola Estadual Professor Lucimar Amoras Del Castillo e Escola Estadual e Maria Ivone de Menezes - Data de Realização: 16/11/2019.
- IV Escuta Psicológica Itinerante nas Escolas dos bairros Marabaixo e no Conjunto habitacional Macapaba - Data de Realização: 07/12/2019.
Em 2020 - Todo último sábado do mês (interrompido em razão da pandemia)

III EIXO SENSIBILIZAÇÃO
- Produção e divulgação do Vídeo “Você já pensou em sumir?” - MP-AP/PMM (link para acessar o vídeo);
- Reunião no Auditório da PGJ com profissionais da impressa e voluntários – Recomendação da Promotoria da Saúde;
- Reunião do Terraço – Bate papo com Jornalistas e André Trigueiro, mediado pela assessora técnica/comunicação do MP-AP, jornalista Ana Girlene Oliveira.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação - Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Coordenação: Gilvana Santos
Texto: Ana Girlene
Contato: asscom@mpap.mp.br