O promotor de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Afonso Guimarães, foi um dos agraciados com o Título Honorífico de Honra ao Mérito, concedido pela Câmara de Vereadores de Macapá (CVM), no dia do aniversário de Macapá, 4 de fevereiro. Atuante na Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, ele recebeu a homenagem por indicação do vereador Washington Picanço, pelos trabalhos que executa e pelo compromisso que assumiu no combate à corrupção no Amapá.
O promotor está à frente de apurações de crimes e de denúncias de grande repercussão, como da Operação Eclésia, envolvendo parlamentares, que resultaram em ações criminais ajuizadas pelo MP-AP no Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), que indicam desvio de mais de R$ 20 milhões da Assembleia Legislativa. Ações de improbidade administrativa, criminais e cíveis, e relacionadas à Operação Mãos Limpas, e outras investigações de malversação de dinheiro público, também passam pelas mãos do promotor Afonso Guimarães.
O empenho no combate à crimes contra o patrimônio público e à vida fazem parte da rotina do promotor que constantemente é alvo de calúnias, acusações e até ameaça de morte, como a que recebeu há cerca de um ano, por telefone. “Como agente público, à serviço da sociedade, o promotor Afonso Guimarães age de forma primorosa no combate à corrupção e à ilicitude. Nos honra muito conceder o título de Honra ao Mérito, como reconhecimento por resguardar a coisa pública”, justificou o vereador Washington Picanço.