Dando continuidade aos serviços definidos pelo Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (CETI) do Ministério Público do Amapá (MP-AP), o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) está finalizando o procedimento de implantação do Sistema de Processo Eletrônico do MP-AP, denominado de URANO, na Promotoria de Justiça de Laranjal do Jari. O processo teve início com um treinamento de apresentação e manuseio do sistema para os membros e servidores da promotoria, na última semana.
As Promotorias de Justiça de Laranjal e Vitória do Jari eram as únicas que ainda não detinham o sistema em seus processos extrajudiciais, criminais e cíveis, por não possuírem um suporte técnico de internet suficiente para implantação. Agora, com a melhoria em Laranjal do Jari, mais uma unidade ministerial do Estado foi englobada ao sistema que vem acelerando e dando respaldo nos serviços prestados.
Nesta semana, iniciou-se a operação assistida na PJ de Laranjal, com a presença de dois servidores da TI, que estão auxiliando membros e servidores no cadastramento e utilização do URANO. A partir da implantação, o auxílio aos trabalhos da Promotoria será feito de forma remota, ou seja, à distância, através da Central de TI localizada em Macapá, pelo ramal - 1611.
Para o presidente do CETI, o promotor de Justiça Paulo Celso Ramos, o MP, por meio do Comitê e pelo DTI, não tem medido esforços para melhoria nas condições técnicas. ”Espera-se que até o segundo semestre estejamos 100% dentro do sistema, assim, estaríamos não somente atendendo a uma recomendação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), como também viabilizando os serviços prestados à população”, ponderou Paulo Celso Ramos.
Com essa nova implantação restará apenas Vitória do Jari que, infelizmente, ainda não atende às exigências técnicas para implantação do sistema. Vale ressaltar que essa viabilidade não depende do MP, uma vez que os serviços de internet não são administrados pelo órgão.
O processo de implantação do URANO e Benefícios do Urano
A primeira fase de implantação do URANO se iniciou pelas promotorias de Defesa da Saúde de Macapá, promotorias Especializadas do Meio Ambiente e da Cidadania de Macapá, MP Comunitário e promotorias da Cidadania, Infância, Meio Ambiente e Mulher de Santana.
Com uma interface conhecida e de fácil utilização (um misto de e-mail e aplicação mobile), o URANO oferece ao usuário um ambiente de trabalho integrado onde, no decorrer da execução das tarefas, as atividades relativas às tabelas unificadas do MP (Taxonomia) do membro ou servidor já ficam sendo registradas, sem que haja a necessidade de fazê-las em separado, garantindo celeridade, segurança e eficácia na prestação das informações solicitadas pela Corregedoria-Geral, CNMP e outros.
Luanderson Guimarães - estagiário de jornalismo - ASCOM/ MP-AP
SERVIÇO:
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616/(96) Email: asscom@mpap.mp.br