Escola Estadual Augusto dos Anjos recebe Menção Honrosa do MP-AP pelo preparo de estudantes que tiraram notas acima da média no Exame Nacional do Ensino Médio

Publicado em 25/02/2022 21:39:33.

WhatsApp Image 2022 02 25 at 13.15.30Trinta e quatro estudantes da rede pública, que participaram de um Projeto de Redação, alcançaram notas entre 700 e 960 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio 2021 (Enem).

A iniciativa, promovida pela diretoria da Escola Estadual Augusto dos Anjos e executada pelo professor de Língua Portuguesa, Edivar Pontes Mota e a docente Letícia Maria Santos Silva Veríssimo, gerou positivos resultados, uma vez que os jovens obtiveram notas acima da média.

Graças à nobre ação – que visa amenizar os impactos da pandemia no preparo para o Enem, em específico na área de redação – o Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (PJDE) e do Centro de Apoio Operacional da Educação (CAO-EDU), atribuiu, na última quarta-feira (23), Menção Honrosa à diretoria, aos dois docentes da escola e aos 34 alunos daquela instituição de ensino.

As equipes do Convênio Nº 01/2020/MPAP/UNIFAP/FUNDAPE – sob coordenação do professor Antônio dos Martírios Barros, da PJDE e do CAO-EDU – estiveram presentes durante a entrega dos certificados.educaaluno

“O sentimento é de muita gratidão ao Ministério Público do Estado do Amapá, um órgão extremamente importante na defesa dos interesses individuais e coletivos. A Promotoria de Defesa da Educação, na pessoa do Promotor Roberto Alvares, tem trabalhado incansavelmente pela luta dos direitos de crianças e adolescentes – que é um direito fundamental. Recebemos essa Menção Honrosa, que é o reconhecimento pelo nosso trabalho que a PJDE nos deu. Agradecemos ao Ministério Público, ao Doutor Roberto e toda equipe da Promotoria. Muita gratidão e vamos continuar nessa luta para trazer uma educação de qualidade para os nossos alunos”, disse o docente Edivar Mota.

educaalunaA estudante Esthefany Neves tirou a maior nota na redação: 960 pontos. A jovem – que passou em Engenharia Civil na Unifap, mas que pretende aplicar o resultado para o curso de Medicina – relata como se preparou para o exame, que é uma das portas de entrada para o ensino superior. “Eu ia fazendo duas redações por semana ou às vezes, quando estava meio ‘apertado’, fazia uma, mas não deixava de fazer as redações semanais que me ajudaram bastante para que eu tivesse o ritmo constante de aperfeiçoamento. E também me preparei por meio do monitoramento do professor Edivar e da professora Letícia Veríssimo. Tudo isso me auxiliou bastante para alcançar essa nota”, destaca.

“Eu me preparei [para a redação do Enem] pela escola, participando do projeto do professor Edivar. Fazia uma redação por semana e, acima de tudo, tendo constância, e simplesmente ouvindo os conselhos do professor para não desmotivar e não parar no meio do caminho. Encontrei desânimo, algo que queria me fazer parar, só que falei: ‘não, não posso parar agora, eu comecei e vou até o fim’. Em todos os momentos, o professor estava me ajudando e me incentivando. Não só ele, mas como a professora Letícia e outros professores da escola”, afirmou o estudante Laércio Ribeiro, que obteve 820 pontos no Enem e que gostaria de aplicar nota aos cursos de Letras, Enfermagem ou Psicologia.educa2

“Era o início de um sonho e deu tudo certo”

A gestora da Secretaria de Estado da Educação do Amapá (Seed), Goreth Sousa, ressaltou, em uma rede social, a alegria dos alunos e da direção da Escola Augusto dos Anjos. “A conquista é fruto de um trabalho em equipe e muito esforço de professores e alunos. Para facilitar os estudos para a prova e diminuir os impactos causados pela pandemia, eles criaram o Projeto de Redação para o Enem 2021. Um reforço com tira-dúvidas e dicas importantes para alcançar bons resultados no Exame”, escreveu.

educa3“A Promotoria de Justiça de Defesa da Educação, por reconhecer a proatividade e esforço da Escola Estadual Augusto dos Anjos, concede MENÇÃO HONROSA, em razão do bom exemplo apresentado, ao diretor escolar, José Maria Marques, ao professor de Língua Portuguesa, Edivar Mota, e à docente Letícia Veríssimo, que, por uma nobre e excelente iniciativa, investiram tempo para preparação dos 34 estudantes, que, através de muito esforço, determinação e disciplina, obtiveram média entre 700 e 960 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio”, pontuou o titular da Promotoria de Defesa da Educação, promotor de Justiça Roberto Alvares.

Lista de alunos que tiraram notas altas são:

Ana Júlia Jacarandá Monteiro – 860 pontos; Ana Carolina Carmo da Silva – 820 pontos; André Vinicios Teodoro Nascimento – 760 pontos; Ana Paula do Rosário Costa – 920 pontos; Any Cristiny Vasconcelos Braga – 920 pontos; Bonieck Moura da Rocha – 880 pontos; Brenno Willian Ferreira – 800 pontos; Camilla Lafeuille Lopes – 840 pontos; Caik Kuembre Pimentel de Carvalho – 840 pontos; Denise Menezes Paixão – 800 pontos; Débora Ribeiro dos Reis – 940 pontos; Ellen Beatriz Lima Da Costa – 860 pontos; Esthefany das Neves Santos – 960 pontos; Hellen Silva Lima – 720 pontos; Gabriela Pamphilio Alves Brito – 900 pontos; Geovana Heloíse Oliveira – 900 pontos; Iud Gabriel Pinheiro Belém – 700 pontos; Jacqueline Carvalho Cruz – 900 pontos; Júlia Barbosa Pontes - 940 pontos; Laércio Ribeiro da Costa – 820 pontos; Lora Maria Azevedo Gomes Furtado – 780 pontos; Logan Neves Conceição – 920 pontos; Luis Gustavo Nunes Palmerim – 800 pontos; Mayara Almeida de Souza – 760 pontos; Matheus Pantoja Pereira – 900 pontos; Marcela Queiroz da Silva – 860 pontos; Maria Clara Antunes – 860 pontos; Manuella Conceição Picanço – 880 pontos; Nicolly Azevedo das Neves - 940 pontos; Nayla Valéria Silva Lima – 840 pontos; Noé Silva da Silva – 900 pontos; Thayssa Natasha Nascimento da Silva – 860 pontos; Victor Hugo Ferreira  de Almeida  – 920 pontos e Willyan Barroso Brito Freitas – 940 pontos.educa3

Sobre o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

educa1Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação -- Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Luiz Felype Santos - Com informações do portal do Governo Federal e Governo do Amapá
E-mail: asscom@mpap.mp.br
Contato: (96) 3198-1616