Problemas na fiação elétrica, infraestrutura, falta de quadra poliesportiva e segurança foram constatadas pela equipe da Promotoria de Defesa da Educação (PJDE), do
Ministério Público do Amapá (MP-AP), na Escola Municipal de Educação Infantil Paraíso das Acácias, no Bairro Beirol, na manhã da última segunda-feira (25).
Em primeiro momento, foi organizada uma roda de conversa com os gestores da escola, representantes de instituições, alunos e conselho escolar para debater o propósito da ação e discutir as principais precariedades do educandário.
“Observamos que era necessário fazer uma atuação mais eficiente para chegar nas escolas, conhecer os professores e alunos, e fazer uma organização que atingisse a coletividade”, salientou o titular da Promotoria, Roberto Alvares.
Além dos problemas já apresentados, foram encontrados na EMEF: elementos químicos expostos nos banheiros; poucos computadores em funcionamento na sala do LIED; necessidade de grades e parapeitos em algumas áreas; baixa iluminação nas salas de aula; falta de mesas e cadeiras no refeitório; caixa d’água; bebedouro enferrujado e com parasitas.
A professora Maria Tereza informou ainda as necessidades no Atendimento Especial Estudantil/AEE. “Atendemos 11 alunos, divididos nos turnos da manhã e tarde. Dentre eles: autistas, com deficiência intelectual e motora. No entanto, precisamos de auxiliar pedagógico e cuidador.”
A EMEF tem encontrado problemas, ainda, por falta de alguns professores em sala e por consequência, alunos ficando sem aula. “Às vezes, mandamos os alunos embora mais cedo pois estamos sem dois professores, que foram colocados à disposição da secretaria de educação”, afirmou a coordenadora pedagógica, Gerley Castro.
As respostas
“Tentamos conduzir os trabalhos da melhor maneira possível. Fizemos todos os preparos para o início das aulas, alguns ajustes e, inclusive, foi trocado o filtro do bebedouro. No entanto, iremos providenciar uma limpeza mais periódica”, afirmou o diretor da escola, Marco Antônio.
A secretária Municipal de Educação, Sandra Casimiro, pronunciou-se informando que a situação de falta dos dois professores foi resolvida. “Alguns professores que estão em atividades na Secretaria de Educação retornarão para a escola e iniciarão suas atividades deste ano letivo. É importante ressaltar que a SEMED está em processo de lotação dos novos profissionais da educação, aprovados no último concurso público realizado pela prefeitura.”
O promotor de justiça encerrou agradecendo a participação de todos e reafirmou que a ação ocorre duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras.
Dentre as instituições que participaram:
Secretaria Municipal de Educação – SEMED
Sindicato dos Servidores Públicos em Educação do Amapá – SINSEPEAP
Controladoria Geral do Município – COGEM
Policiamento Escolar
Vigilância Sanitária Municipal – VISA/AP
Universidade Federal do Amapá – UNIFAP
Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA
SERVIÇO:
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: asscom@mpap.mp.br