O chefe de gabinete da Procuradoria-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (PGJ/MP-AP), João Furlan, participou na manhã desta quarta-feira (4), da passagem de comando da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, do general de Brigada Adilson Giovani Quint para o general de Brigada João Roberto Albim Gobert Damasceno. A solenidade foi presidida pelo Comandante Militar do Norte, general de Exército Sérgio da Costa Negraes, com a presença do governador Waldez Góes, da prefeita de Macapá, em exercício, Mônica Penha, e autoridades civis e militares.
A cerimônia foi realizada no pátio de formatura da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, que foi criada para guarnecer a faixa de fronteira com o Suriname e Guiana Francesa, denominada de “Brigada Foz do Amazonas”.
Em sua despedida, o General Quint falou da importante missão estratégica da 22ª Bda Inf Sl e agradeceu à família, aos militares e aos parceiros institucionais, fazendo referência ao MP-AP, em nome da procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei, bem como a todos que o ajudaram a cumprir a missão, e manifestou: "Gratidão ao Exército Brasileiro por tudo que me proporcionou”.
“Ao comandante Gobert, votos de felicidades e sucesso. Sua promoção foi baseada em sua elevada competência profissional. Prossiga na missão, a Brigada Foz do Amazonas está sob seu comando, você é o novo timoneiro. Fé na missão”, finalizou Quint.
O comandante Militar do Norte fez a passagem de comando perante a tropa e discursou homenageando o general Quint pelos 40 anos dedicados ao Exército, “sempre com muita competência servindo em diversas guarnições no Brasil e no exterior”.
O novo comandante, General Gobert, é natural de Belém (PA). Nasceu em 1969 e ingressou na carreira militar em 1985 na Academia Militar das Agulhas Negras, iniciando como aspirante a oficial da Arma de Infantaria em 1991. Promovido a general de Brigada, em 31 de julho de 2021. Deixa o gabinete do Comandante do Exército para assumir a 22ª Brigada de Infantaria e Selva, em Macapá/AP.
Para o chefe de gabinete do MP-AP é muito importante para a relação institucional prestigiar o rito militar. “Temos uma parceria importante com a Brigada Foz do Amazonas, principalmente na área de inteligência e no apoio aos projetos sociais. Agradeço em nome do Ministério Público do Amapá ao general Quint por essa parceria e desejo sucesso ao comandante Gobert, colocando nossa instituição à disposição para continuidade do trabalho em ações futuras”, manifestou João Furlan.
Na ocasião, foi realizada a cerimônia de registro da passagem de comando com a fixação da foto do General Quint na Galeria de Comandantes, na sede do comando da 22ª Brigada de Infantaria de Selva.
Serviço:
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação: Tanha Silva
Texto: Gilvana Santos
Foto comandantes: Kitt Nascimento
E-mail: asscom@mpap.mp.br
Contato: (96) 3198-1616