MP-AP participa da posse do procurador-geral do MP do Estado do Amazonas, em Manaus

Publicado em 03/11/2022 15:37:42. Atualizado em 09/09/2025 19:10:02.

Paulo Celso posse procurador geral MPAMO chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), promotor de Justiça Paulo Celso Ramos, representou, na terça-feira (1), a PGJ do MP-AP, Ivana Cei, na solenidade de posse do procurador-geral do Ministério Público do Amazonas (MPAM), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, que foi reconduzido ao cargo, para o biênio 2022/2024. A solenidade ocorreu no Teatro Amazonas, em Manaus.

Alberto Nascimento é promotor de Justiça do MPAM e possui 24 anos de carreira. Formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela mesma instituição. Cursou Estudos Jurídicos na Faculdade de Direito pela Universidade de Coimbra, em Portugal.WhatsApp Image 2022 11 03 at 08.14.06 2

Com maioria de votos obtida na eleição para lista tríplice de candidatos ao cargo, o PGJ foi confirmado pelo governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, para permanecer no cargo.

O procurador-geral do MPAM enfatizou que algumas das prioridades para o biênio 2022/2024 serão investimentos estruturais e humanos da instituição, com foco no interior do Amazonas. “É o cidadão que temos a intenção de atingir com o nosso trabalho, levar a Justiça aos amazonenses. Para isso, é preciso retomar os investimentos no pós-pandemia, com foco no interior do Estado, investir em tecnologia da informação, estruturação e, principalmente, em capital humano. A pandemia nos forçou a reconhecer o valor do ser humano e a fazer um pouco mais pelo outro”, disse Alberto Nascimento Júnior, durante a cerimônia.

WhatsApp Image 2022 11 03 at 08.14.06 3O chefe de Gabinete da PGJ parabenizou Alberto Nascimento pela recondução ao cargo de procurador-geral e desejou sucesso na continuidade da gestão.

“Ao Doutor Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, em nome de nossa PGJ, Dra. Ivana Cei, desejo que a gestão seja próspera e com muitas realizações em prol da sociedade amazonense. O Ministério Público do Amapá se coloca à disposição do Ministério Público do Amazonas para dialogar e operacionalizar atuações conjuntas para fortalecermos lutas comuns na Região Norte, a fim de garantir que as conquistas institucionais reflitam na melhor prestação de serviço e atendimento à comunidade”, frisou o promotor de Justiça Paulo Celso Ramos.

Autoridades presentes

A mesa de autoridades foi composta pelos membros do Colégio de Procuradores do Ministério Público do Amazonas, física e virtualmente, por Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, procurador-geral de Justiça; Wilson Miranda Lima, governador do Amazonas; Cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo metropolitano de Manaus; deputado estadual Roberto Maia Cidade Filho, presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas; desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM); Carlos Frederico Santos, subprocurador-geral da República, representando o procurador-geral da República, Augusto Aras; Shadia Fraxe, secretária municipal de Saúde, representando o prefeito de Manaus, Davi Almeida; Rinaldo Reis Lima, conselheiro nacional do CNMP, representando o corregedor nacional do Ministério Público; Norma Angélica Reis Cardoso, procuradora-geral do Ministério Público da Bahia e presidente do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais do Ministério Público dos Estados e da União.WhatsApp Image 2022 11 03 at 08.14.05 3

E, ainda, Lílian Maria Pires Stone, secretária-geral do MPAM; Ricardo Queiroz de Paiva, defensor público Geral do Amazonas; Érico Xavier Desterro e Silva, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM); Giordano Bruno Costa da Cruz, procurador-geral do Estado; Alzira Melo Costa, procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT-AM); Alessandro Samartin de Gouveia, presidente da Associação Amazonense do Ministério Público; Jean Cleuter Simões Mendonça, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas; George Pestana Vieira, subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos; Nicolau Libório Filho, subprocurador-geral para Assuntos Jurídicos e Institucionais e Marlon Bernardo, presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Amazonas, bem como procuradores gerais do Ministério Público Brasileiro, membros e servidores do MPAM, do TJAM, do Ministério Público Federal, do MPT-AM, da Defensoria Pública do Estado, dos Poderes Executivo e Legislativo Estadual e Municipal.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Texto: Luiz Felype Santos
*Com informações da Comunicação do MPAM
Coordenação Núcleo de Imprensa – Elton Tavares
Gerente de Comunicação – Gilvana Santos
E-mail: asscom@mpap.mp.br