MP-AP realiza ação “Gabinete nas Escolas” na Escola Estadual Cecília Pinto

Publicado em 16/05/2019 20:56:17. Atualizado em 18/07/2025 02:50:51.

estudantes e promotorO Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (PJDE), realizou ação do projeto “Gabinete nasvistoria capa Escolas”, na manhã de segunda-feira (13), na Escola Estadual Cecília Pinto, localizada no Bairro do Muca, zona sul de Macapá. Pais, alunos, profissionais que atuam na instituição e representantes de órgãos convidados pelo MP-AP estiveram reunidos para inspecionar o educandário.

A ação, que é coordenada pelo titular da PJDE, promotor de Justiça Roberto Alvares, percorre as Escolas Estaduais e Municipais, semanalmente, às segundas e quintas-feiras, alcançando resultados positivos para a comunidade escolar.

“Seguimos com a proposta inicial, que visa o contato direto dos órgãos públicos com os participantes do sistema educacional de Macapá. Muitas problemáticas estamos conseguindo resolver durante nossos encontros", reforça o promotor.

O ouvidor da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Roberto Pacheco, afirmou a proposta da CGE durante a ação. “O nosso objetivo é participar, ouvir as reclamações, bem como asestrutura desabou sugestões e fazer um intercâmbio com o Governo do Estado (GEA). Estamos de portas abertas para receber as manifestações da população”.

conversaDurante o encontro na Escola Estadual, foram pontuados problemas como: a falta de climatização nas salas de aula, iluminação precária, fiação elétrica exposta, necessidade de aparelhamento do Laboratório de Informática (LIED) e reforma urgente na quadra de esportes, que está interditada e apresenta telhado danificado, podendo ocasionar acidentes.

“Precisamos enfatizar a nossa necessidade, como alunos, de climatização das salas de aula. O excesso de calor nos desconcentra, nos atrapalha muitas vezes”, afirmou o aluno Igor Ribeiro.

O representante da Coordenadoria da Rede Física da Secretaria de Estado da Educação (SEED-AP), Durbam Cardoso, ressaltou que já existe projeto para climatização das salas de aula, mas é preciso realizar primeiro a adequação da rede elétrica para receber esses equipamentos, bem como há uma previsão para execução total dos serviços, ainda no ano 2019.

A escola desenvolve projetos que visam preparar os alunos para adentrarem nas universidades. Como o “Feras do ENEM”, coordenado pela professora de biologia Lindisay Moreira, que se baseia em um cursinho preparatório para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), onde discentes do educandário e comunidade externa recebem aulas.

A instituição também possui laboratório de ciências ativado, onde as práticas são realizadas nos horários de aula e desde o 6º ano do Ensino Fundamental os alunos sãodoscente incentivados a resolver questões do ENEM. “Passamos atividades práticas e utilizamos de uma didática mais interessante. Após isso, é passada uma questão do Exame Nacional ligada ao assunto que é ministrado em classe“, pontuou a professora Patrícia Dias.

Os alunos também são incentivados à leitura, com o projeto “Leitor do Semestre“, onde é realizado um concurso e os premiados são os estudantes que mais leem livros e elaboram apresentações escritas e orais. “São disponibilizados livros específicos do projeto para que os jovens leiam e apresentem oralmente e, se passar desta fase, é entregue um resumo escrito. O aluno que lê mais livros no semestre, vence o concurso. O objetivo é incentivar e instigar o interesse por leitura“, afirmou a professora Lana Cunha.

"Nesta escola existem iniciativas louváveis, pois aqui encontramos em execução os projetos: Escola Verde, práticas artesanais com argila, Leitor do semestre e Feras do ENEM. Contudo, apesar de uma estrutura boa, observa-se que os alunos estão prejudicados quanto à prática de Educação Física, tendo em vista a interdição da quadra poliesportiva, que além de ter a estrutura metálica oxidada, não oferece banheiros, vestiários e nem arquibancadas. Ademais, salta aos olhos a sensação térmica nas salas de aula, inclusive, porque esses ambientes são fechados, o que promove, sem sombra de dúvida, um tímido rendimento escolar, algo aferido no baixo resultado do IDEB", asseriu o promotor.

Ação compartilhada

Na ocasião, estiveram presentes representantes de órgãos públicos ligados aos sistema educacional do Estado, como: Secretaria de Estado da Educação (SEED-AP); Vigilância Sanitária do Município de Macapá (VISA-AP); Policiamento Escolar (PM-AP); Secretaria de Infraestrutura do Estado (SEINF-AP); Universidade Federal do Amapá (UNIFAP-AP); e Associação de Moradores do Bairro do Muca (AMBM).

Acesse mais fotos da ação: https://photos.app.goo.gl/UWF7G4Dy7T6EuftB9

 

Serviço:

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