O Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio do Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas de Santana (NMCPR), realizou na manhã desta quarta-feira (20), no município de Mazagão, uma sensibilização para as redes de atendimento do Município. A ação objetivou apresentar o projeto e, posteriormente, realizar qualificação para que a equipe da cidade possa reproduzir as referidas oficinas.
A Oficina de Parentalidade é destinada aos pais e filhos envolvidos em processos de separação ou conflitos em relação ao exercício da parentalidade. A atividade tem o apoio do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) é Governo do Estado (GEA), por intermédio do Centro de Atendimento à Mulher e à Família (CAMUF) de Santana.
O evento foi realizado no Fórum de Mazagão, a pedido do promotor de justiça da cidade, Marco Valério. A coordenadora do NMCPR, promotora de justiça Silvia de Souza Canela, conduziu a apresentação do projeto juntamente com a equipe do Núcleo, servidoras Dionária Mota, Keila da Silva Sobrinho e Adriana Duarte, coordenadora do CAMUF- STN.
A oficina é um programa educacional interdisciplinar para casais em fase de ruptura de relacionamento ou que enfrentam conflitos em relação ao exercício da parentalidade, bem como seus filhos menores, de seis a dezesseis anos de idade, com objetivo de instrumentalizar as famílias que enfrentam o afastamento do laço conjugal a criar uma efetiva e saudável relação parental junto aos filhos.
Para isso, o programa utiliza uma literatura que trata os efeitos das separações e a importância dos pais e demais membros da família a buscarem maneiras saudáveis de lidar com o término do relacionamento ou mesmo lidar com as dificuldades e diferenças na condução da criação e educação dos filhos. Na oficina, cuja metodologia estabelece uma sessão de quatro horas, os participantes que buscam a Justiça para solução de seus conflitos encontram apoio para se transformarem em protagonistas na solução de seus próprios problemas.
“Nós fomos até Mazagão para implantar a Oficina da Parentalidade, para as instituições do Município que atendem famílias em situações de conflitos. O objetivo é capacitar os servidores dos órgãos participantes do projeto para que possam reproduzir a oficina. Em Santana, desde 2017 realizamos esse programa e, devido o resultado positivo, sentimos o desejo de compartilhar com as demais Municípios. O promotor de Mazagão demonstrou interesse, o que nos trouxe aqui”, pontuou a coordenadora do NMCPR.
O promotor de justiça Marco Valério pontuou que a oficina da parentalidade é um projeto inovador na solução de conflitos familiares e será fundamental para o município de Mazagão.
"Em parceria com os demais órgãos municipais e estaduais, empresas interessadas e sociedade envolvida, teremos certamente grande sucesso na solução de conflitos familiares no município de Mazagão", pontuou Marco Valério.
SERVIÇO:
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: asscom@mpap.mp.br