Na última segunda-feira (9), foi a vez da Escola Estadual São Joaquim do Pacuí, localizada no Distrito de São Joaquim do Pacuí, de receber a ação itinerante da Promotoria de Defesa da Educação, denominada “Gabinete nas Escolas”. Comunidade escolar, gestores estaduais, representantes de diversas instituições ligadas à área e o Ministério Público do Amapá (MP-AP) puderam inspecionar a unidade de ensino, debater os problemas e apontar as soluções cabíveis.
A Escola Estadual atende um total de 379 alunos do Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação Jovens e Adultos (EJA), divididos em 19 turmas, com até 33 estudantes por sala de aula. Ela funciona nos turnos da manhã, tarde e noite. Haviam problemas na infraestrutura, falta de climatização, limpeza inadequada dos banheiros, superlotação no transporte escolar, falta de cuidados quanto a preparação da merenda e má conduta de professores.
Integrando Pessoas ao Sistema
Um espaço de conversa prospectiva foi aberto para que os alunos do educandário pudessem fazer suas reivindicações. As demandas listadas pelos estudantes foram:
Salas climatizadas; melhoria da merenda; mais materiais pedagógicos fornecidos pela escola e serviço gratuito de fotocópias (xerox); da superlotação e falta de segurança no transporte escolar.
A mãe de aluno, Patrícia do Nascimento, fez suas cobranças para a melhora do ensino no educandário. “Apesar de fazer a minha parte, assistindo em casa, o papel dos educadores é justamente orientar com um olhar mais profissional. Não tenho tantos meios como os professores e estou sentindo essa falta com meu filho, não estou vendo tanto retorno dele como deveria”.
Após inspeção na unidade escolar, a equipe da Vigilância Sanitária do Município (VISA/SEMSA), relatou a falta de filtro nas torneiras da cozinha, merendeiras que não estavam usando os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), maçanetas e janelas quebradas, necessidade de retirada de um ninho de caba e materiais de higiene que não têm nos banheiros (papel higiênico, papel toalha e sabonete líquido).
A gestão da instituição de ensino esclareceu que: anseia pela climatização das salas de aula, que não recebe tantos recursos para a limpeza da escola, no entanto, os funcionários de serviços gerais fazem o que podem, afirmou que desconhecia a falta de alguns cuidados na cozinha, como a falta dos EPI. “Anotamos tudo o que foi pautado nesta reunião e buscaremos uma solução imediata para a melhoria das condições dos nossos alunos”, pontuou o diretor da escola, Raimundo Nonato.
A Secretaria Estadual de Educação (SEED/AP) se comprometeu em retornar ao educandário. “Voltaremos com todas as gerências da Secretaria para a realização de uma inspeção. Assim, cada problemática poderá ser analisada direta pelo seu coordenador responsável”, ressaltou a representante da COGEAMI, Ivaníria Barros.
“Ao final da ação, concluímos que os alunos desta Escola Estadual de São Joaquim do Pacuí, a exemplo de outras, apesar das flagrantes adversidades, têm um grande preparo intelectual, além uma força de vontade indescritível para fazer a diferença. Assim, feitas as escutas da comunidade vinculada à Escola e observados os pontos pautados, as instituições presentes, irão envidar esforços no sentido de corrigir tais deficiências, cobrando, especialmente, da Companhia de Eletricidade do Amapá um posicionamento que conserte o defeito da rede elétrica, para que proporcione à mantenedora, climatizar o educandário”, concluiu o promotor de Justiça, Roberto Alvares.
Instituições envolvidas:
Participaram da ação as seguintes instituições: Secretaria de Estado da Educação (SEED/AP) através dos departamentos: Núcleo de Ensino Fundamental e Educação Infantil (NEFEI), Coordenadoria de Rede Física (COREF), Coordenadoria Geo Educacional Área Metropolitana e Interior (COGEAMI); Secretaria Municipal de Saúde Município (SEMSA); Núcleo de Apoio Técnico e Administrativo (NATA/MPAP); Secretaria de Infraestrutura (SEINF); Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (SIMS), bem como Professores, Coordenadora Pedagógica; Secretária Escolar; Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Diretora Adjunta, Diretora, Agente Distrital, líderes comunitários, pais, mães, responsáveis e alunos.
Acesso para as fotos da ação aqui: https://photos.app.goo.gl/k7Dq9rDDUMDmW6hF9
Serviço:
Elton Tavares – Diretor de comunicação
Texto: Louise Dias
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: asscom@mpap.mp.br