PJDE realiza ação “Gabinete nas Escolas” na Escola Estadual São Joaquim do Pacuí

Publicado em 12/09/2019 15:33:47. Atualizado em 18/07/2025 02:18:25.

PJDE 2Na última segunda-feira (9), foi a vez da Escola Estadual São Joaquim do Pacuí, localizada no Distrito de São Joaquim do Pacuí, de receber a ação itinerante da Promotoria de Defesa da Educação, denominada “Gabinete nas Escolas”. Comunidade escolar, gestores estaduais, representantes de diversas instituições ligadas à área e o Ministério Público do Amapá (MP-AP) puderam inspecionar a unidade de ensino, debater os problemas e apontar as soluções cabíveis.

 

A Escola Estadual atende um total de 379 alunos do Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação Jovens e Adultos (EJA), divididos em 19 turmas, com até 33 estudantes por sala de aula. Ela funciona nos turnos da manhã, tarde e noite. Haviam problemas na infraestrutura, falta de climatização, limpeza inadequada dos banheiros, superlotação no transporte escolar, falta de cuidados quanto a preparação da merenda e má conduta de professores.

 

Integrando Pessoas ao Sistema

PJDE 3Um espaço de conversa prospectiva foi aberto para que os alunos do educandário pudessem fazer suas reivindicações. As demandas listadas pelos estudantes foram:

Salas climatizadas; melhoria da merenda; mais materiais pedagógicos fornecidos pela escola e serviço gratuito de fotocópias (xerox); da superlotação e falta de segurança no transporte escolar.

A mãe de aluno, Patrícia do Nascimento, fez suas cobranças para a melhora do ensino no educandário. “Apesar de fazer a minha parte, assistindo em casa, o papel dos educadores é justamente orientar com um olhar mais profissional. Não tenho tantos meios como os professores e estou sentindo essa falta com meu filho, não estou vendo tanto retorno dele como deveria”.

PJDE 4Após inspeção na unidade escolar, a equipe da Vigilância Sanitária do Município (VISA/SEMSA), relatou a falta de filtro nas torneiras da cozinha, merendeiras que não estavam usando os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), maçanetas e janelas quebradas, necessidade de retirada de um ninho de caba e materiais de higiene que não têm nos banheiros (papel higiênico, papel toalha e sabonete líquido).

PJDE 7A gestão da instituição de ensino esclareceu que: anseia pela climatização das salas de aula, que não recebe tantos recursos para a limpeza da escola, no entanto, os funcionários de serviços gerais fazem o que podem, afirmou que desconhecia a falta de alguns cuidados na cozinha, como a falta dos EPI. “Anotamos tudo o que foi pautado nesta reunião e buscaremos uma solução imediata para a melhoria das condições dos nossos alunos”, pontuou o diretor da escola, Raimundo Nonato.

A Secretaria Estadual de Educação (SEED/AP) se comprometeu em retornar ao educandário. “Voltaremos com todas as gerências da Secretaria para a realização de uma inspeção. Assim, cada problemática poderá ser analisada direta pelo seu coordenador responsável”, ressaltou a representante da COGEAMI, Ivaníria Barros.

PJDE 1“Ao final da ação, concluímos que os alunos desta Escola Estadual de São Joaquim do Pacuí, a exemplo de outras, apesar das flagrantes adversidades, têm um grande preparo intelectual, além uma força de vontade indescritível para fazer a diferença. Assim, feitas as escutas da comunidade vinculada à Escola e observados os pontos pautados, as instituições presentes, irão envidar esforços no sentido de corrigir tais deficiências, cobrando, especialmente, da Companhia de Eletricidade do Amapá um posicionamento que conserte o defeito da rede elétrica, para que proporcione à mantenedora, climatizar o educandário”, concluiu o promotor de Justiça, Roberto Alvares.

 

 

Instituições envolvidas:

PJDE 5Participaram da ação as seguintes instituições: Secretaria de Estado da Educação (SEED/AP) através dos departamentos: Núcleo de Ensino Fundamental e Educação Infantil (NEFEI), Coordenadoria de Rede Física (COREF), Coordenadoria Geo Educacional Área Metropolitana e Interior (COGEAMI); Secretaria Municipal de Saúde Município (SEMSA); Núcleo de Apoio Técnico e Administrativo (NATA/MPAP); Secretaria de Infraestrutura (SEINF); Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (SIMS), bem como Professores, Coordenadora Pedagógica; Secretária Escolar; Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Diretora Adjunta, Diretora, Agente Distrital, líderes comunitários, pais, mães, responsáveis e alunos.

Acesso para as fotos da ação aqui: https://photos.app.goo.gl/k7Dq9rDDUMDmW6hF9

 

Serviço:

Elton Tavares – Diretor de comunicação

Texto: Louise Dias

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá

Contato: (96) 3198-1616

E-mail: asscom@mpap.mp.br