O procurador de Justiça, Manoel de Jesus Ferreira de Brito, 63 anos, é o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP), nomeado nesta quarta-feira (1), pelo governador do Estado do Amapá, Waldez Góes. A lista tríplice para o provimento da vaga de desembargador reservada ao Quinto constitucional do Ministério Público foi escolhida, na manhã de hoje (1), pelo pleno do TJAP.
A desembargadora Sueli Pini informou que está aguardando a manifestação oficial do chefe do executivo. “A posse será agendada após o TJAP ser comunicado oficialmente da nomeação, em data a ser acertada com o novo desembargador”, declarou a presidente do Tribunal de Justiça.
"Nossa vida é guiada por Deus e assim vamos construindo nossa história. Vim de um extremo de pobreza no interior do Amapá ao presente de uma nomeação a desembargador, mas não posso deixar de registrar a feliz parte da minha trajetória que foi a passagem pelo Ministério Público, quase 26 anos de trabalho que me conduziram ao momento atual. Agradeço o companheirismo e a luta dos meus pares, reconheço a competência e merecimento dos que comigo concorreram à vaga do quinto constitucional, e rogo bênçãos e iluminação aos amigos e amigas que lá deixarei para que, em paz, continuem o trabalho. Hoje, inicio uma nova missão, é a continuação de uma vida dedicada à justiça e à sociedade amapaense", manifestou-se o recém-nomeado desembargador, Manoel Brito.
Para o procurador-geral de Justiça, Roberto Alvares, é uma satisfação participar desse processo democrático. “Tenho certeza de que o procurador de Justiça, Manoel Brito, como desembargador, irá representar o Ministério Público dentro dos preceitos defendidos pela instituição e no fiel cumprimento da lei”, declarou o PGJ, manifestando desejo de sucesso a Manoel Brito na nova missão.
Perfil: Manoel de Jesus Ferreira de Brito
Amapaense de Macapá. Ingressou na Carreira do Ministério Público do Amapá, em 1º de novembro de 1991, como Promotor de Justiça do I Concurso. Em 2 de junho de 1992, é promovido a Procurador de Justiça. Foi nomeado Procurador-Geral de Justiça do MP-AP pelo governador Anníbal Barcellos, em 8 de março de 1993, para o biênio 1993-1995, sendo reconduzido para um segundo período, de 8 de março de 1995 a 8 de março de 1997, pelo governador João Alberto Capiberibe.
Em sua gestão, foram realizados o segundo e o terceiro concursos para ingresso na carreira do Ministério Público do Amapá, e foi responsável pela criação do quadro funcional do Ministério Público do Amapá, realizando o primeiro concurso público para servidores do quadro efetivo.
Como Procurador-Geral de Justiça, também coordenou a construção dos prédios das Promotorias de Justiça dos municípios de Amapá, Ferreira Gomes, Laranjal do Jari, Macapá, Mazagão, Oiapoque, Santana, Serra do Navio e Tartarugalzinho.
O procurador Manoel Brito foi o segundo procurador-geral de Justiça da história do Estado.
SERVIÇO:
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616/(96) 8121-6478 Email: asscom@mpap.mp.br