Programa de Saúde Ocupacional do MP-AP avança com ações de monitoramento e prevenção de doenças

Publicado em 03/12/2020 19:25:43. Atualizado em 07/09/2025 17:02:13.

qualidade de vidaO Programa de Saúde Ocupacional do Ministério Público do Amapá (MP-AP), instituído pela atual gestão da Procuradoria-Geral de Justiça, avançou muito nos últimos dois anos, por meio de um conjunto de ações que trouxeram condições de monitoramento, diagnóstico, controle e prevenção de doenças relacionadas ao trabalho, beneficiando todos os membros, servidores, estagiários e trabalhadores terceirizados do MP-AP.

Foi por meio do programa de Saúde Ocupacional, executado via contrato com o Serviço Social da Indústria (Sesi), que todos os colaboradores do MP-AP passaram a ter acesso a benefícios como: Equipamentos de Proteção Individual; Programa do Controle Médico da Saúde Ocupacional; Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, Atividades e Operações; Insalubres, Atividades e Operações Perigosas e Ergonomia, entre outros a serem desenvolvidos nas unidades do Ministério Público, em Macapá e demais municípios do Estado.

Considerando o momento de crise sanitária, decorrente da pandemia do novo Coronavírus, o programa de Saúde Ocupacional, coordenado pelos assessores técnicos doWhatsApp Image 2020 12 03 at 16.09.18 1 MP-AP, Villas Boas e Carla Pena, passou a dar toda a assistência aos casos suspeitos (por meio do Coronafone), garantido acesso ao teste rápido, informações úteis, orientações e apoio aos casos confirmados. Além da testagem rápida, o programa agora está disponibilizando outro exame, o RT-PCR, além do acompanhamento médico.

Também foi criado pela atual gestão do MP-AP o Comitê MP+Saúde, coordenado pela procuradora de Justiça Clara Banha, que está responsável por planejar e executar as ações vinculadas ao projeto de Qualidade de Vida. Uma dessas ações, já em andamento, é a construção de refeitórios nas Promotorias do MP-AP, onde serão desenvolvidas atividades de reeducação alimentar, considerando que a má alimentação tem sido apontada como causa de muitas enfermidades. 

No Complexo Cidadão da Zona Norte o refeitório está pronto. Deverá ser entregue e utilizado assim que as condições sanitárias permitirem, respeitando todas as condições e regras de distanciamento social ainda exigidas. A obra já está pronta e foi edificada em uma área contígua ao estacionamento, interligada ao prédio por uma passarela coberta.

A copa conta com uma área construída de aproximadamente 68 metros quadrados, dividida em dois ambientes: a copa cozinha, propriamente dita, e um espaço para descanso. O local possui área de preparação de alimentos, área para refeições com 24 lugares, distribuídos em mesas e em bancadas de granito. Tem, ainda, área integrada para repouso, que vai atender principalmente os terceirizados.

comite mais saudeMP+Saúde

É uma iniciativa da Procuradoria-Geral de Justiça, por meio do Comitê de Qualidade de Vida e Assessoria Técnica, cujo objetivo é fomentar e viabilizar os cuidadosWhatsApp Image 2020 12 03 at 16.09.20 2 preventivos com a saúde dos trabalhadores do MP-AP, a fim de reduzir indicadores negativos, de baixo desempenho, absenteísmo, doenças do trabalho e licenças por falta de saúde.

Outras iniciativas em andamento

Nessa perspectiva, o programa de Saúde Ocupacional acaba de finalizar o sistema MP+Saúde, na intranet, onde será possível fazer agendamento com profissionais de saúde, comunicação de necessidade de ausência, agendamento de vacinas, apresentação de atestado médico, dentre outros serviços. Um hotsite exclusivo, em fase de conclusão, onde todos que atuam na instituição também terão acesso a conteúdos exclusivos e voltados à prevenção de doenças, com dicas de especialistas e orientações de profissionais de diferentes áreas, sobre saúde ocupacional.

 

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Ana Girlene 
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: asscom@mpap.mp.br