Transmissão de cargo no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional é prestigiada pelos membros do MP-AP

Publicado em 04/01/2023 14:43:57. Atualizado em 08/09/2025 18:36:25.

img 01A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Ivana Cei, e o chefe de Gabinete, Paulo Celso Ramos, prestigiaram a cerimônia de transmissão de cargo no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, na terça-feira (3), em Brasília (DF). O ex-governador do Amapá, Antônio Waldez Góes, é o novo ministro e passa a compor o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Waldez Góes é o primeiro político do Amapá a assumir um Ministério. Ele assume a pasta recriada pelo novo presidente da República, que terá ao todo 37 ministérios.

Presentes na cerimônia, ministros, os senadores da República pelo Amapá, Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, os conselheiros do Tribunal de Contas do Amapá (TCE/AP), Marília Góes e Michel Houat, além de deputados federais e estaduais do Amapá, governadores, parlamentares, assessores e lideranças do setor produtivo.

Durante a solenidade de posse, o promotor de Justiça do MP-AP e presidente da Assembleia de Deus – A Pioneira, no Amapá, Iaci Pelaes, ministrou oração e pediu “bênçãos de Deus para o ministro neste grande desafio que tem pela frente”.

img 02Em seu discurso, o ministro Waldez Góes destacou que uma das prioridades de sua gestão será garantir os recursos necessários para as ações de proteção e defesa civil e de gestão de riscos e desastres. “Agravado pelas mudanças climáticas, esse é um desafio que demandará um esforço concentrado para garantir o efetivo amparo ao povo brasileiro de norte a sul do país”, afirmou. “Enchentes, seca ou mesmo episódios como o ‘apagão’ - ocorrido no Amapá, em 2020, demandam maior esforço e disponibilidade orçamentária. Não há o que barganhar nessa área. O socorro à população sempre terá prioridade máxima, compromisso histórico do presidente Lula”, completou.

Na ocasião, a PGJ do MP-AP parabenizou e desejou sucesso ao ministro empossado. “Parabenizo o ministro Waldez Góes que já possui uma carreira destacada como político e gestor público. Habilidades que o credenciaram para este novo desafio. É preciso reconhecer que, como governador, ele foi essencial para que o Amapá superasse as crises pandêmica e energética de 2020. Isso fez com que todas as esferas de poder do nosso Estado reunissem esforços para vencer obstáculos e adversidades ao longo desses anos. Essa capacidade de diálogo interinstitucional é fundamental. Portanto, torço para que ele desenvolva um profícuo trabalho na pasta. Nós do Ministério Público do Amapá ficamos ombreados ao novo Governo Federal e à disposição para auxiliar dentro de nossas atribuições”, pontuou Ivana Cei.

Sobre o Ministério

O Ministério do Desenvolvimento Regional é responsável por ações e programas de habitação, saneamento, desenvolvimento regional e urbano, proteção e defesa civil, segurança hídrica, mobilidade e serviços urbanos, fundos regionais e incentivos fiscais, irrigação, entre outras políticas do Governo Federal para fomentar o crescimento econômico e sustentável.

img 03Perfil do ministro

WhatsApp Image 2023 01 04 at 12.12.33Antônio Waldez Góes da Silva, 61 anos, é servidor público. Foi filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) desde 1989 e também foi deputado estadual no Amapá por dois mandatos, nos anos 1990. Governou o Amapá por quatro mandatos (eleito em 2002, 2006, 2014 e 2018).

O novo ministro também foi presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, em duas ocasiões, e sempre atuou com forte inserção na agenda internacional. Em 2008, foi fundador da Força-Tarefa dos Governadores para Clima e Floresta, organismo que reúne 38 estados de Brasil, Estados Unidos, México, Nigéria e Indonésia, que cooperam em ações para a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa, na obtenção de financiamentos para ações ambientais e no intercâmbio de tecnologias e pesquisas.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Texto: Ana Beatriz Peres e Elton Tavares
Coordenação Núcleo de Imprensa – Elton Tavares
Gerente de Comunicação – Gilvana Santos
E-mail: asscom@mpap.mp.br
*Com informações da Assessoria de Comunicação do MDR